Quais são as desvantagens do financiamento de contas a receber?
O lucro das mercadorias é reduzido à medida que o fator deduz uma determinada quantia do valor das contas a receber, a título de honorários pelo serviço prestado. Além disso, também são cobrados juros sobre o adiantamento realizado em alguns casos, o que resulta em lucro cessante sobre o valor final.
Riscos como a qualidade do crédito do fator estão além do controle do vendedor. Um fator pode retirar adiantamentos de crédito devido a más classificações de crédito de uma parte em questão.
Após o desconto de uma conta a receber, o vendedor deixa de ter direito ao recebimento do pagamento do cliente. O vendedor também não tem controle sobre as dívidas contábeis. Este ativo não pode mais ser fornecido como garantia na aquisição de outro tipo de financiamento.
No caso de factoring com recurso, a responsabilidade do vendedor não é totalmente isenta. Se um financiador não conseguir recuperar a sua dívida do fator, então ele tem o direito legal de obtê-la do vendedor. Isso deixa o vendedor responsável pelo pagamento do fator, em caso de não pagamento. Tal situação impactaria projetos empresariais já em execução.
Os fatores têm um custo e podem ser mais caros do que outras formas de financiamento.
O comprador pode não estar disposto a envolver um terceiro ou credor, devido aos seus métodos de negociação profissionais e rigorosos. As agências enviam lembretes semanais aos compradores sobre suas dívidas, o que resultará na perda do toque pessoal que pode apresentar uma imagem negativa do vendedor. Devido a isso, o comprador pode considerar mudar de fornecedor, o que será prejudicial para o vendedor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário