6 de jul. de 2010

Como recuperar o FUNRURAL ?

 

Como recuperar o valor?  Recente decisão do Supremo Tribunal Federal  declarou ser ilegal a cobrança e concedeu o direito não só de suspender o pagamento, como obter a restituição dos últimos 5 (cinco) anos do que foi pago, assim abriu-se a possibilidade efetiva de obter a restituição dos valores pagos. Entretanto, a recuperação só poderá ser mediante competente ação judicial específica.

O que é ?  - O FUNRURAL (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural) trata-se de um tributo do tipo contribuição social, criado pelo Governo Federal para financiar a previdência no meio rural.
                                       
Quem paga ? – Quando o produtor vende sua safra, o valor é destacado em nota fiscal e descontado por ocasião da entrega da produção, seja ela agrícola ou pecuária. A pessoa jurídica é responsável pelo recolhimento do tributo a Receita Federal.
                                                                               
Quando ingressar?  A partir dos pagamentos ilegais corre o prazo de cinco anos para obter o ressarcimento. Porém, após o regular ingresso da ação, o prazo, que popularmente se conhece por caducidade do direito, fica interrompido. Assim, para evitar perda mensal do direito a restituição, o quanto antes ingressar maior será o valor a restituir além de interromper o pagamento do tributo..

Quais as possibilidades de sucesso na ação? A partir da decisão do plenário do STF a questão está pacificada e não será mais reexaminada. Caso a ação seja encaminhada em termos corretos, as chances de derrota praticamente são inexistentes.
                                    
Quais documentos ? A prova da titularidade e do recolhimento se faz através de documentos fiscais, notas e contra-notas, e conforme o caso,  comprovantes de pagamento (DARF).
                                   
Custos ?  Existem as taxas judiciais e os Escritórios cobram percentuais sobre os valores recebidos ao final.
                                 
Prazo de duração ?  Os processos ganharam agilidade com o sistema eletrônico, porém, é razoável estipular uma média de três anos.
                               
Ação individual ou coletiva? As ações coletivas tendem a demorar mais em função de vários aspectos, entre eles, a própria documentação de cada interessado, a liquidação final, a ocorrência de incidentes de legitimidade e provas atribuível a cada parte.
                                                         
Esta informação possui conteúdo técnico e será necessária análise detalhada de cada caso para um esclarecimento mais profundo.

 


FIQUE MAIS PROTEGIDO ENQUANTO FAZ DOWNLOADS INSTALE GRÁTIS O INTERNET EXPLORER 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário