28 de out. de 2010

INTOXICAÇÃO OCUPACIONAL

A medicina do trabalho e /ou ocupacional tem dedicado maior atenção notadamente após o "pacote" de março de 1986 -Decreto lei nº: 2.284 de 1986 -pelos recentes números de novos empregos nas indústrias e no comércio em geral. As doenças profissionais pulmonares são as mais comuns das intoxicações crônicas e agudas da atualidade. Podem ser relacionadas: 

a) pneumoconiose mineral (causada por silicatos) (caolin, talco, mica, e asbestos); por carvão; por ferro, grafite, estanho (estanose) ;pelo sulfato de bário (baritose) ;pelo alumínio ;pelo berílio ;pelo níquel ;pelo cádmio ;pelo vanádio ;pelo selênio;pelo telúrio, pelo tungstênio 
b) pneumoconiose orgânica causada por algodão, sisal, juta, bagaço de cana, etc. 
c) doenças profissionais causadas por gases e aerosóis solúveis: amônia, cloro, óxido nitroso (fertilizante) etc. 
d) Merecem destaque especial os praguicidas, fumegantes, roedores, herbicidas, inseticidas, fungicidas, e repelentes, pois provocam com frequência vítimas tanto na manipulação no preparo, no trabalho em si, como na pulverização e/ou no uso. 


O câncer profissional é produzido por: 
a) alcatrão, piches e óleos, arsênico, raios x ( na pele) ;
b) benzidina, anilina, difenilamina, auramina, xenilamina, betanaftamina (na bexiga) ;
e) benzeno, radiação (leucemia)
f) substâncias radioativas (câncer ósseo) 


DOENÇA DO TRABALHO: 
a) Qualquer das chamadas doenças profissionais, inerentes a determinados ramos de atividade e relacionadas em ato do Ministério do Trabalho. 
A doença não degenerativa nem inerente a grupos etários, resultante das condições especiais ou excepcionais em que o trabalho seja executado, desde que, diretamente relacionada com a atividade exercida, cause redução da capacidade para o trabalho que justifique a concessão do benefício por incapacidade prevista na lei. 


TUMORES PROFISSIONAIS 
Os tumores profissionais podem originar-se da exposição prolongada a substâncias cancerígenas ou resultar da ação de traumatismo no revestimento cutânea etiologia dos tumores, não se deve desdenhar a existência de causas conominantes, tais como constituição individual, hábitos de vida, especialmente no que se refere às intoxicações crônicas, como alcoolismo, à manutenção de condições desfavoráveis de alimentação e ao repouso.


AGENTES CANCERÍGENOS QUÍMICOS
Exposição à: Arsênico, Cromo, Hulha, Aminas aromáticas, Níquel, Petróleo e metais pesados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário