MT799 é uma parte essencial do comércio internacional; uma 'mensagem de formato livre' enviada entre bancos que confirma fundos ou comprovante de depósitos em uma negociação potencial. O MT799 permite que os bancos comuniquem entre si livremente através do sistema SWIFT, em vez de ser um mecanismo de transferência de fundos ou pagamento.
Se você lida com Garantias Bancárias, Créditos Documentários e Cartas de Crédito (LCs), já deve ter ouvido o termo ‘MT799’ sendo utilizado. Um código SWIFT (também conhecido como SWIFTBIC) é um identificador exclusivo que os bancos usam para identificar e enviar dinheiro para bancos estrangeiros.
Um código SWIFT para um banco é identificável por uma série de letras e números, conforme mostrado no diagrama abaixo:
Qual é o formato do MT 799?
Fonte: SWIFT
'MT nnn' significa Número do Tipo de Mensagem : as mensagens MT 799 devem incluir um 'Número de Referência da Transação' que pode conter 16 caracteres nesse campo, e uma 'Narrativa' que fornece uma breve descrição de uma transação. No caso do número de referência, este campo não deve começar ou terminar com uma barra '/' e não deve conter duas barras consecutivas '//', caso contrário gerará o código de erro: T26. Com a Narrativa, não existem 'Regras Validadas pela Rede' para MT 799.
Exemplo de um MT 799?
Figura 1: Um exemplo de MT799 (Fonte: SWIFT )
Um exemplo de mensagem MT 799 poderia ser o seguinte:
Referimo-nos ao nosso MT [nnn], Data [AAMMDD],
[Inserir informações sobre o beneficiário, valor total da carta de crédito, datas, etc.]
“Nosso cliente relata fundos [XXX], que ainda não foram aplicados, confirme o status da transferência e se os fundos estão disponíveis”
Obrigado,
Banco [Código SWIFT]
Como inicio o processo MT 799?
Os bancos não gostam de emitir estas mensagens automáticas (MT 799), pois temem ser responsabilizados pelo custo da negociação. Geralmente há uma exigência para que o cliente do banco forneça um nível específico de garantia.
Quais informações são exigidas pela instituição financeira?
Um financiador precisará saber o nome do banco consultor. No entanto, eles solicitarão detalhes mais granulares, como o número de LC e o valor de LC. Isso também incluirá o teor ou a duração do rascunho. Isso estará junto com a última data de envio. A empresa responsável pela taxa de confirmação precisa ser conhecida; junto com informações sobre quais produtos estão sendo comercializados, localização, porto, local de descarga e se a LC está restrita para negociação ou não.
- Nome do banco consultor
- Identificador da Carta de Crédito e Valor Total
- Detalhes do tipo de Carta de Crédito (restrita, negociável)
- Última data de envio
- Pessoa ou empresa responsável pela taxa de confirmação
- Uma descrição dos bens/serviços
- Porto e/ou país onde o produto será carregado e descarregado
Nenhum comentário:
Postar um comentário