12 de jun. de 2021

Na compensação internacional de câmbio bancário, qual é o processo de remessa de MT103 e MT202?

Remessa, cobrança e carta de crédito são métodos de liquidação de fundos comumente usados ​​no comércio internacional. Hoje apresentarei principalmente o processo de compensação de remessa e carta de crédito.


Os métodos MT103 e MT202 são bancos participantes do sistema SWIFT e administram remessas internacionais para seus clientes por meio do sistema, que é uma remessa internacional.


Processo de remessa do MT103

O método MT103 é a remessa comercial. Ou seja, o cliente confia ao banco o tratamento da remessa e o banco não está envolvido nas transações específicas do cliente.

Quanto a saber se as mercadorias podem ser recebidas após a remessa do dinheiro, se as mercadorias recebidas estão com defeito, etc., não tem nada a ver com o banco. 

O processo específico é:

1. O remetente assina um contrato comercial ou outro contrato com a contraparte, ou seja, o exportador, e a contraparte fornece ao destinatário o nome do banco destinatário, o código SWIFT do banco destinatário, o nome e endereço do beneficiário , o valor da moeda receptora, etc. Informações relacionadas;

2. O remetente solicita a remessa para o banco que abre a conta no balcão do banco ou através do banco online. A premissa é fornecer os documentos correspondentes de acordo com as exigências do banco abertor da conta.

Por exemplo, formulário de declaração alfandegária, fatura, lista de embalagem, etc. para remessa. O remetente preenche os dados do banco destinatário e do beneficiário.

3. Depois que o banco de abertura da conta do remetente for aprovado na análise, ele processará a remessa para o remetente com base nas informações de cobrança fornecidas pelo remetente. Após a conclusão da remessa, o remetente pode consultar o banco para saber o horário aproximado de chegada e informar o beneficiário estrangeiro para prestar atenção na verificação dos fundos.


Remessa via MT202

O método MT202 é um método de crédito bancário. Este método de condução do comércio internacional baseia-se principalmente no facto de as duas partes não se entenderem e não confiarem uma na outra.Os bancos de ambas as partes participam para melhorar a segurança do comércio.

No entanto, os bancos não fazem negócios de graça e precisam receber determinadas taxas. Por exemplo, taxas de negociação, taxas de revisão de documentos, taxas de discrepância, etc. 

O processo específico é:

1. As partes importadoras e exportadoras assinam um contrato, e ambas as partes concordam em tratar dos negócios sob a forma de uma carta de crédito;

2. O importador apresenta o pedido de emissão de carta de crédito ao seu banco, que emitirá a carta de crédito de acordo com o contrato comercial e a enviará ao banco do exportador através do sistema SWIFT.

O conteúdo principal da carta de crédito é determinado pelo contrato. Principalmente: descrição das mercadorias, detalhes da entrega, etc.

3. Após receber a carta de crédito, o banco do exportador notifica o exportador para retirar a carta de crédito;

4. O exportador organiza a produção, o armazenamento e o carregamento de acordo com as questões acordadas na carta de crédito e obtém o conhecimento de embarque de exportação e outros documentos de embarque;

5. O exportador leva os documentos exigidos pela carta de crédito, como conhecimento de embarque, fatura, romaneio, etc., e se dirige ao banco onde está localizado para apresentar os documentos e solicitar a remessa;

6. O banco do exportador analisará os documentos apresentados pelo exportador.Após aprovação na análise, os documentos serão enviados ao banco estrangeiro e registrados no sistema interno;

7. Após o recebimento dos documentos, os bancos estrangeiros também os analisarão e, se não houver problemas, solicitarão dinheiro ao importador.

Não há necessidade de se preocupar com o não pagamento do importador, pois os documentos para retirada da mercadoria são apresentados ao banco.Se o importador não pagar, o banco não entregará os documentos de embarque ao importador, e o importador irá não ser capaz de pegar a mercadoria. Após receber o pagamento do importador, o banco do importador estrangeiro paga ao banco do beneficiário através do sistema SWIFT;

8. Após o recebimento dos fundos, o banco onde o beneficiário está localizado cuidará dos procedimentos de abertura de conta do exportador. Os exportadores podem liquidar divisas, ou podem manter as divisas nas suas contas.


Quando precisarem de pagar divisas no futuro, podem pagá-las diretamente.

O processo específico de remessa é assim. Ambas as partes da transação também podem evitar adequadamente o risco com base na valorização ou desvalorização atual da taxa de câmbio do RMB.

Por exemplo, solicitar ao banco liquidação e vendas cambiais a prazo para reduzir perdas financeiras causadas por alterações nas taxas de câmbio. Para obter mais conhecimento financeiro relacionado ao setor bancário, clique no cartão abaixo para ingressar no meu círculo gratuito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário