A Garantia Bancária é uma forma de as empresas comprovarem a sua solvabilidade. Promove a confiança em uma transação que incentivará muito o processo. É uma ‘promessa’ a fazer…
Tempo estimado de leitura: 4 minutos
A Garantia Bancária é uma forma de as empresas comprovarem a sua solvabilidade. Promove a confiança em uma transação que incentivará muito o processo. É uma “promessa” de efetuar um pagamento a terceiros sob determinadas circunstâncias – como o descumprimento de obrigações por parte do comprador.
Em ação, a Garantia Bancária é relativamente simples. Se, por exemplo, a Empresa A for uma empresa de construção relativamente pequena que precisa de equipamentos no valor de £ 1 milhão. O vendedor poderá solicitar uma garantia de pagamento para se sentir mais seguro na produção/envio da mercadoria. A Garantia Bancária elimina o risco de falha no pagamento e incentiva o comércio em grande escala.
A Garantia Bancária permite que as empresas comprem mercadorias de fornecedores que, sem ela, poderiam ter negado o comprador devido ao risco que envolve uma transação sem garantia de pagamento.
Histórico de Garantia Bancária:
Garantia deriva da palavra espanhola 'garante', do século XVII, que significa 'pessoa que dá algo como garantia'.
Garantias Bancárias para Empresas
Como uma garantia bancária pode ajudar uma empresa?
Uma garantia bancária é um termo amplo e existem vários tipos de garantia bancária que podem ajudar as empresas.
Por exemplo, um pequeno cliente está lidando com uma empresa multinacional em um projeto. Eles podem exigir alguma forma de promessa de ter o apoio financeiro relevante para concluir o projeto. Um banco realizaria a devida diligência na pequena empresa e atuaria como “fiador” da empresa multinacional; garantindo que o pequeno cliente concluirá o projeto em determinados termos.
Uma garantia bancária é uma “caução”. Este título é frequentemente endereçado a uma instituição maior, através da qual o banco se compromete (e concorda contratualmente) em pagar um montante acordado sob condições específicas.
Cartas de crédito versus garantias
O que é diferente de uma carta de crédito?
Embora as cartas de crédito e as garantias bancárias sejam semelhantes, visto que ambas giram em torno de inspirar confiança na transação, elas possuem elementos divisores. A principal diferença, contudo, é que uma LC garante que uma transação prossiga, enquanto uma BG reduz qualquer perda incorrida se a transação não for realizada.
Benefícios das garantias bancárias
- Uma garantia bancária permite que as PME forneçam aos fornecedores atuais e potenciais garantias de que podem cumprir as suas obrigações financeiras.
- As Garantias Bancárias oferecem credibilidade financeira, sendo apoiadas por uma grande instituição como um banco.
- Como o BG pode ser pago em diferentes moedas, os termos do contrato podem ser negociados em todo o mundo.
Tipos de garantias bancárias
- Garantia de Pagamento Antecipado – normalmente garante a execução de um contrato comercial.
- Garantia de Empréstimo – promete assumir a obrigação de dívida do mutuário caso ele enfrente inadimplência.
- Garantia de Execução – garante a execução integral e devida do contrato de acordo com o contrato original.
- Garantia de Pagamento Diferido – trata-se de uma promessa de um pagamento que foi adiado.
- Garantia de Envio – uma garantia por escrito que demonstra responsabilidade solidária. Além disso, será apresentado pelo importador ao transportador caso a mercadoria chegue antes dos documentos.
- Garantia de Crédito Comercial – Cobre os fornecedores de um bem/serviço contra o risco de não (ou atraso) no pagamento.
Obtenção de uma garantia bancária:
Para aceder a uma Garantia, os requerentes devem demonstrar solvabilidade ao seu banco. O banco normalmente analisaria o histórico de negociações anteriores, contas recentes, histórico de crédito e liquidez. O banco precisaria saber por quanto tempo a garantia bancária é exigida, o valor, a moeda e os detalhes do beneficiário. Isto é, de um modo geral, claro, diferentes garantias exigirão documentação diferente. Além disso, um banco pode solicitar alguma garantia sobre a garantia (por exemplo, activos líquidos, tais como bens ou equipamentos que detém, e talvez uma garantia pessoal ou dos administradores).
É importante notar que na maioria dos casos, o negócio utilizará o banco que detém os seus ativos, pois muitas vezes é mais rápido porque o banco conhece a natureza financeira do negócio.
O processo real é o seguinte:
- O requerente do BG celebra um contrato com um fornecedor (beneficiário) e estabelece que é necessária uma garantia bancária.
- O requerente dirige-se ao seu banco e solicita a constituição de uma garantia a favor do beneficiário (fornecedor).
- O banco emissor notificará o banco do beneficiário por meio de papel e formulário digital.
- Assim que o banco beneficiário o receber, avisará o seu cliente. O cliente prosseguirá satisfeito e seguro com a transação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário