10 de out. de 2017

Financiamento Estruturado de Commodities

O que é financiamento estruturado de commodities?

O Structured Commodity Finance ou SCF é um tipo de empréstimo usado no mundo das commodities; onde um empréstimo bilateral simples e direto não funcionará. Para fazer funcionar muitas transações baseadas em commodities; precisamos olhar para os ciclos comerciais mais amplos, produtos, compradores, vendedores, seguros e períodos de negociação.

A ideia por trás de uma transação estruturada de commodities é que ela garantirá o comércio de formas alternativas e trará empréstimos que não são convencionais. Um exemplo disto é o financiamento estruturado de mercadorias em relação às transações petrolíferas e a obtenção de garantias em torno de cessões de acordos de compra.
O financiamento de commodities estruturadas inclui:
  • Financiamento de Petróleo e Gás
  • Financiamento pré-exportação
  • Notas de crédito
  • Financiamento de estoque
  • Créditos à exportação (para reduzir os riscos para os financiadores ao fornecer financiamento comercial ou da cadeia de abastecimento)
  • Financiamento de troca e estoque

Ciclo de financiamento estruturado de commodities: commodities duras e leves




Por que o financiamento estruturado de commodities é importante?

O financiamento estruturado de commodities permite que as empresas cresçam e se desenvolvam – já que muitas pessoas não conseguem acessar o tipo de financiamento padrão de ativos; para fazer isso, eles devem possuir um ativo de valor maior do que suas necessidades de empréstimo. Assim, para crescer não se pode ter apenas bens que possam cobrar. A utilização de um mecanismo financeiro estruturado permite que negócios não financiáveis ​​e práticas expansionistas sejam viáveis. Isto é especialmente necessário no mundo das matérias-primas, onde os volumes são elevados mas as margens são normalmente baixas.

No mundo das matérias-primas, o financiamento estruturado de matérias-primas é fundamental porque não é possível utilizar um simples instrumento. Isto se deve ao elevado montante de capital necessário e aos ciclos comerciais correspondentes. Diferentes financiadores terão estruturas preferenciais, rácicos de alavancagem, mercadorias com as quais se sentem confortáveis ​​e jurisdições nas quais estão interessados ​​ou são preferidos.


Quais são os benefícios do financiamento estruturado de commodities?

O objetivo do financiamento estruturado de mercadorias é que ainda exista segurança e outras formas de mitigação de risco que permitam a um financiador sentir-se confortável, mas isto apenas parece diferente de uma transação mais simples. Se os empréstimos forem estruturados corretamente, será possível um grande crescimento nos negócios operacionais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário