Existem três partes envolvidas diretamente no financiamento de contas a receber:
- o financiador que adianta dinheiro contra a fatura ou conta a receber
- a empresa (ou cliente) que envia a fatura
- e o devedor que é obrigado a pagar a fatura
Uma breve explicação: A conta a receber, associada à fatura de serviços ou mercadorias, funciona como um ativo e confere à empresa o direito legal de cobrar dinheiro do devedor. Uma percentagem dos fundos é então adiantada contra o valor da fatura.
Estudo de caso principal: financiamento de contas a receber
Criadores Virtuais Inc.
Virtual Creators é uma start-up de hardware que busca expandir seus negócios. Esta empresa vende seus produtos em grandes quantidades para varejistas online e físicos. Eles produzem seus produtos em Shenzhen e recentemente mudaram-se para um novo produtor na região. A Virtual Inc não tem nenhuma afiliação anterior com este novo fabricante. Este último não oferece crédito comercial e exige pagamento imediato na chegada da mercadoria ao porto norte-americano.
A Virtual Creators mantém suas margens brutas fixas em 40% no atacado para seus compradores de varejo. Porém, os varejistas não pagam antes do final do período de 60 dias após a obtenção do produto. A Virtual Inc depende do financiamento de recebíveis para gerar o caixa necessário para o pagamento imediato que seu fabricante necessita na chegada da mercadoria ao porto dos EUA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário