8 de out. de 2019

Existem alternativas ao uso de uma Carta de Crédito?



Existem várias situações em que uma empresa não consegue ter acesso a uma carta de crédito, talvez devido a uma baixa pontuação de crédito, ou porque o fornecedor ou cliente não pretende utilizar uma LC para financiar a transação. Dado que o comércio com conta aberta cobre 80% do comércio transfronteiriço, as empresas com boas relações comerciais muitas vezes não utilizam ML. Alternativas às ML são frequentemente utilizadas para financiar pequenas compras, talvez inferiores a 100 mil dólares, uma vez que são significativamente mais baratas e rápidas de configurar.

Contas rotativas de fornecedores

Nos casos em que uma empresa tem um bom histórico comercial, bem como paga seus vendedores e fornecedores em dia, contas rotativas de fornecedores podem ser usadas para estender os prazos de pagamento. Usando essas ferramentas, uma empresa pode solicitar suprimentos, materiais e serviços antecipadamente a crédito. Depois que todos os materiais necessários forem solicitados, uma empresa pode encaminhá-los aos usuários finais ou clientes, pagando ao fornecedor antes do vencimento do crédito.

No entanto, esse tipo de conta pode ser problemático, pois o vendedor pode se recusar a enviar bens e serviços para uma empresa que não pagou a cobrança anterior. Por fim, alguns vendedores rejeitarão a celebração deste acordo, especialmente se forem estrangeiros, pois todo o risco de cobrança da dívida recai sobre o vendedor.

Financiamento de ordem de compra

Neste caso, um terceiro, seja um banco comercial ou outra entidade, pode financiar os adiantamentos ou contas a pagar sobre quaisquer bens e serviços pagos, assumindo o risco de o contrato de venda não ser cumprido. Esse tipo de financiamento costuma ser feito por um período de tempo relativamente curto e não é tão uniforme quanto uma Carta de Crédito.

Pelo fato de todo o risco recair sobre terceiros, essa modalidade de crédito costuma ser mais cara e não aplicável à venda de bens comuns.

Faturamento de fatura

Esta alternativa ao LC pressupõe que um terceiro, geralmente um banco comercial, adiantará ao vendedor até 80% do valor total, assumindo o risco de o cliente ou comprador pagar o total da fatura assim que a mercadoria chegar. Assim que a fatura for paga, a taxa bancária é retida e o restante dos fundos é transferido para a conta do vendedor.

Esta ferramenta é muito útil para empresas que sofrem com a diminuição da liquidez, mas como o banco corre mais riscos do que quando utiliza uma Carta de Crédito, é significativamente mais cara que uma ML.



Nenhum comentário:

Postar um comentário