8 de out. de 2019

Quais são os diferentes tipos de Cartas de Crédito?

Existem diferentes tipos de LCs dependendo do tipo de negócio ou transação necessária. Na maioria dos casos, esses recursos secundários são utilizados para aumentar a segurança e tornar a operação mais fácil, rápida e transparente.


Embora exista um horário e local definidos para cada tipo de LC, as empresas devem estar cientes de que certos acréscimos e cláusulas estipuladas podem aumentar a tarifa do banco ou adicionar alguns recursos que podem causar problemas futuros para uma das partes envolvidas.

1. Irrevogável

Uma Carta de Crédito Irrevogável permite ao comprador cancelar ou alterar a LC, desde que outras partes concordem. Isso pode ser usado para comercializar mercadorias adicionais que não faziam parte do LC original dentro da mesma remessa ou para permitir ao exportador de produtos mais tempo para cumprir sua obrigação.

2. Confirmado

Uma Carta de Crédito Confirmada é usada para garantir ainda mais o vendedor, adicionando mais segurança. Este acréscimo estipula que se o banco emissor do comprador não pagar a quantia solicitada, o banco do vendedor garante o pagamento.

Este artigo pode ser acrescentado se houver redução da confiança no comprador ou se o dinheiro solicitado for crucial para a liquidez financeira estável do vendedor.

A maioria das Cartas de Crédito incluirá esta cláusula no acordo, especialmente no comércio internacional entre parceiros que não fizeram negócios no passado.

3. Transferível

Uma Carta de Crédito Transferível é comumente usada quando há intermediários envolvidos na transação ou quando há mais de duas partes incluídas na Carta de Crédito. Neste caso, a LC pode ser transferida para outras entidades, desde que o beneficiário original concorde.

Essa modalidade costuma ser empregada pelo banco vendedor, principalmente quando o vendedor é uma PME, como forma de reduzir o risco da transação para o banco, geralmente diminuindo o preço da negociação no processo.

4. Carta de Crédito à Vista

Este artigo da Carta de Crédito estipula que todos os pagamentos serão cumpridos assim que houver documentação de que os bens ou serviços foram recebidos pelo comprador. Este pagamento pode ser feito pelo comprador ou pelo banco emissor do comprador, dando ao comprador algum tempo adicional para saldar a dívida.

Ao contrário deste tipo de LC, existe a Carta de Crédito Standby (Standby Letter of Credit) que não possui esta cláusula, e que precisa ser acionada caso o comprador não consiga cumprir o pagamento.

5. Carta de crédito diferida ou de utilização

Um LC diferido ou de uso é usado para permitir o pagamento diferido do comprador por um período de tempo especificado. Isto reduz ligeiramente o risco de não pagamento não intencional e reduz o custo de uma LC. Além disso, uma Carta de Crédito Diferida é mais atraente para o comprador, aumentando a probabilidade de ele aceitar a compra de bens ou serviços.

6. Cláusula Vermelha

Uma Carta de Crédito com Cláusula Vermelha obriga o banco emissor do comprador a fornecer pagamento parcial ao vendedor antes de enviar produtos ou fornecer o serviço. Geralmente é usado para proteger um determinado fornecedor e agilizar o processo de envio, mas muitas vezes torna o LC significativamente mais caro.

Saiba mais sobre os diferentes tipos de Carta de Crédito na próxima página do nosso guia LC, AQUI! .




Nenhum comentário:

Postar um comentário