6 de out. de 2019

Introdução às Cartas de Crédito (LC's)

Cartas de Crédito

Bem-vindo ao centro de cartas de crédito do TFG. Descubra como podemos ajudá-lo a acessar Cartas de Crédito para aumentar suas importações e exportações para garantir o pagamento e entrega de mercadorias. Ou descubra as pesquisas, informações e insights mais recentes sobre cartas de crédito aqui.

Diagrama: Carta de Crédito

O fluxo normal do processo LC pode ser representado diagramaticamente da seguinte forma:


O que é uma Carta de Crédito (LC)?

Uma Carta de Crédito é um compromisso de pagamento contratual emitido por uma instituição financeira em nome de um comprador de mercadorias em benefício de um vendedor, cobrindo o valor especificado no crédito, cujo pagamento está condicionado ao cumprimento, pelo vendedor, dos requisitos documentais do crédito dentro um prazo específico.

O objectivo principal deste instrumento é fornecer maior garantia tanto ao comprador como ao vendedor do cumprimento das obrigações de cada parte numa transacção comercial - nomeadamente a obrigação do vendedor de entregar as mercadorias conforme acordado com o comprador, e a obrigação do comprador de pagar pelas essas mercadorias dentro do prazo especificado.

Algumas variações da Carta de Crédito principal incluem cartas de crédito rotativas, crescentes, desescaláveis, transferíveis, consecutivas, bem como cartas de crédito com cláusula vermelha e verde.


Um emissor usará os fundos de seu cliente para efetuar o pagamento.

Uma Carta de Crédito (ou LC) é um instrumento de financiamento comercial comumente usado para garantir que o pagamento de bens e serviços será cumprido entre um comprador e um vendedor. As regras de uma Carta de Crédito são emitidas e definidas pela Câmara de Comércio Internacional através de suas Alfândegas e Práticas Uniformes para Créditos Documentários ( UCP 600 ), utilizadas por produtores e comerciantes em todo o mundo. Ambas as partes recorrem a um intermediário, nomeadamente um banco ou financiador, para emitir uma Carta de Crédito e garantir legalmente que os bens ou serviços recebidos serão pagos.


Cartas de crédito stand-by, garantias de demanda e títulos

Estes instrumentos podem ser classificados como compromissos de pagamento independentes, ou seja, um compromisso emitido por uma parte em apoio às obrigações de outra parte ao abrigo de um acordo subjacente, onde as obrigações da parte emitente são independentes das da parte apoiada.

Estes instrumentos são normalmente exigidos no âmbito de um quadro contratual com o objetivo de proporcionar maior certeza e segurança quanto ao cumprimento das obrigações contratuais por uma parte. Com efeito, uma instituição financeira intervém assumindo a posição da parte que apoia, substituindo assim a capacidade de desempenho dessa parte pela sua própria, proporcionando maior conforto à parte contratual que beneficia do empreendimento.

Os requisitos mais comuns para a emissão destes instrumentos decorrem da necessidade de apoiar licitações de projetos ou contratos, de garantir o cumprimento de obrigações contratuais e de assegurar a proteção de adiantamentos efetuados no âmbito de um acordo. Na terminologia do Trade Finance, os instrumentos emitidos pelas instituições financeiras para atender às finalidades acima mencionadas são, respectivamente, os títulos de compra, de performance e de adiantamento. Quando estruturados como garantias à vista ou cartas de crédito stand-by, nenhum documento de embarque é necessário e apenas uma demanda é apresentada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário