6 de out. de 2019

UCP600 e Cartas de Crédito

UCP 600 (Costumes e Práticas Uniformes para Créditos Documentários)


O que significa UCP 600?

As Práticas e Costumes Uniformes para Créditos Documentários (UCP 600) são um conjunto de regras acordadas pela Câmara de Comércio Internacional, que se aplicam às instituições financeiras que emitem Cartas de Crédito – instrumentos financeiros que ajudam as empresas a financiar o comércio. Muitos bancos e credores estão sujeitos a este regulamento, que visa padronizar o comércio internacional, reduzir os riscos do comércio de bens e serviços e governar o comércio.

A UCP 600 (“Costumes e Práticas Uniformes para Créditos Documentários”) é a publicação oficial emitida pela Câmara de Comércio Internacional (ICC). É um conjunto de 39 artigos sobre emissão e utilização de Cartas de Crédito, que se aplica a 175 países em todo o mundo, constituindo cerca de 1 bilião de dólares em comércio por ano.


Qual é o propósito do UCP 600?

O UCP 600 substituiu o UCP 500 em 1º de julho de 2007. Foi criado para padronizar um conjunto de regras que visam beneficiar todas as partes durante uma transação de financiamento comercial. O UCP 600 foi criado por especialistas do setor e mandatado pela Comissão Bancária, e não por meio de legislação. A primeira UCP foi criada em 1933 e foi revisada pela ICC até a UCP 600.


A UCP 600 é juridicamente vinculativa?

As regras da UCP 600 são incorporadas voluntariamente nos contratos e devem ser especificamente descritas nos contratos de financiamento comercial para serem aplicadas. Também permitem flexibilidade para as partes internacionais envolvidas.

Um acompanhamento do UCP 600 é a Prática Bancária Padrão Internacional para o Exame de Documentos sob Créditos Documentários (ISBP), Publicação ICC 745. Ela ajuda a compreender se um documento está em conformidade com os termos das Cartas de Crédito.

Os créditos emitidos e regidos pela UCP 600 serão interpretados de acordo com todo o conjunto de 39 artigos contidos na UCP 600. No entanto, exceções às regras podem ser feitas por modificação ou exclusão expressa.

As UCP 600 são as regras mais bem-sucedidas já desenvolvidas em relação ao comércio e a maioria das Cartas de Crédito está sujeita a elas. Na recente Conferência de Inverno sobre Financiamento Comercial da ICC no Reino Unido , houve um programa especial que abordou o UCP 600. Este analisou os desenvolvimentos recentes nas práticas da indústria e na política da ICC, bem como uma revisão dos últimos pareceres da Comissão Bancária.


Resumo do UCP 600

Aqui estão alguns dos principais elementos que compõem o UCP 600:
  1. Definição de termos-chave que prevalecem no comércio internacional (por exemplo, honra [de pagamentos], requerentes, dias bancários, apresentação)
  2. Como os documentos comerciais internacionais (Cartas de Crédito) podem ser assinados e reconhecidos por todas as partes
  3. A diferença entre documentos, bens e serviços (e quais partes lidam com eles)
  4. Quais partes de uma Carta de Crédito são negociáveis ​​e não negociáveis
  5. Como funciona o crédito e como é feito o pagamento
  6. Como os bancos podem comunicar a confirmação de mercadorias (teletransmissão)
  7. Transporte das mercadorias, modos de transporte e quem é o responsável
  8. Como lidar com discrepâncias, renúncias e avisos
  9. O fornecimento de documentos originais ou cópias eletrônicas
  10. Conhecimentos de embarque
  11. Seguro e cobertura do custo das mercadorias
  12. Perda de documentos de embarque em trânsito

O UCP 600 será revisado?

Na Trade Finance Global, muitas pessoas perguntam se o UCP 600 será revisado. O UCP 600 é um conjunto de regras desenvolvido pela Câmara de Comércio Internacional sobre a emissão e governança de Cartas de Crédito, que representam uma proporção significativa das transações globais de financiamento do comércio.


O UCP 600 levou mais de 3 anos para ser desenvolvido

Ao analisar o UCP 600, é importante observar o ambiente de mercado e as notas gerais sobre as diretrizes atuais. É consenso geral que a UCP 600 não será revista tão cedo. Algumas das razões para isto e notas gerais sobre a UCP são descritas abaixo:
  • Houve um intervalo de 14 anos entre a UCP 500 e a UCP 600;
  • O grupo consultivo foi criado com 41 membros de 26 países, que se reuniram em mais de 15 ocasiões;
  • Mais de 5.000 comentários foram recebidos e revisados ​​quando o primeiro rascunho da UCP 600 foi elaborado, sendo aprovado por unanimidade em outubro de 2006;
  • A UCP 600 está relativamente bem e funciona na maior parte do tempo; tem havido um baixo número de disputas, geralmente centradas em torno de alguma formulação ambígua que não pôde ser acordada quando a UCP 600 foi redigida;

A grande questão é: se fosse revisto,
  • quem o redigirá e quem no mercado tem experiência para fazê-lo;
  • a revisão levaria tempo e teria um custo elevado;
  • há muita incerteza regulatória no mercado e seria necessário elaborar políticas antes de qualquer avanço dos documentos;
  • não se sabe o que acontecerá com as diversas sanções que operam no mercado;
  • o ISBP é utilizado para esclarecer pontos e existem outros pareceres que fazem o mesmo; e
  • o sistema nunca será perfeito, pois será sempre necessário haver compromissos – abrange mais de 150 países comerciais e precisa de refletir as realidades comerciais e jurídicas.

UCP eletrônico (eUCP)

Em 2019, a Câmara de Comércio Internacional também lançou um suplemento atualizado para as regras eletrônicas (eRules) das Alfândegas e Práticas Uniformes para Créditos Documentários. O TFG abordou as principais alterações da V2.0 das regras eUCP.



Resumo dos principais artigos do ICC UCP 600

  • Artigos 1º a 5º – Disposições Gerais e Definições
  • Artigos 6 – 13 – Responsabilidades e Responsabilidades
  • Artigos 14 – Exame de Documentos
  • Artigo 15 – 17 – Exame de Documentos
  • Artigos 18 – 28 – Documentos
  • Artigos 29 – 33 – Disposições Diversas
  • Artigos 34 – 37 – Isenções de responsabilidade
  • Artigos 38 – 39 – Crédito Transferível e Cessão

Qual é a diferença entre UCP 600 e UCP 500?

O UCP 500 foi revisto em 1993, processo que revisou e reformulou pareceres, decisões, URR525, ISP98 e eUCP.

Sete artigos principais foram alterados.

Em comparação com UCP 500,
  • Nova terminologia adicionada, conceitos e texto introduzidos
  • Reorganização das regras
  • Mudanças substantivas e cosméticas
  • Maior clareza, mas criada nova ambiguidade
Infográfico do UCP600:


E o eUCP

Atualização ICC sobre UCP

Recentemente, a ICC atualizou as regras eUCP 600 (eRules), para acelerar a digitalização do financiamento comercial.




Nenhum comentário:

Postar um comentário