7 de out. de 2019

Quem deve usar uma Carta de Crédito?

As cartas de crédito são úteis para qualquer empresa que negocie em grandes volumes, tanto no mercado interno quanto internacional. Eles são importantes para garantir o fluxo de caixa de uma empresa e diminuir o risco de inadimplência por falta de pagamento do cliente final.


Além disso, uma LC pode beneficiar empresas que estruturam seus negócios em torno do comércio eletrônico ou de serviços.

Ao decidir solicitar ou não uma LC, algumas considerações podem incluir:
  • Os custos associados versus o risco de não pagamento, bem como qual parte incorrerá nesses custos
  • Requisitos legais e conhecimentos necessários
  • Documentação necessária (para prova de entrega, envio da mercadoria, por exemplo, declaração alfandegária e documentos de seguro)
  • A qualidade de crédito do fornecedor/cliente

Negócios no exterior

Os comerciantes internacionais ou produtores atacadistas de bens são os principais usuários das Cartas de Crédito. Esses tipos de empresas precisam ter certeza de que não sofrerão perdas com a venda a compradores estrangeiros com os quais não estão familiarizados.

No caso infeliz de o destinatário da mercadoria não querer ou não poder pagar ao vendedor, o LC é ativado e, nos termos do acordo, o banco será obrigado a cobrir o pagamento em falta. Após o intermediário concluir o pagamento, o banco negociará com o comprador de acordo com a legislação nacional do país onde o comprador está localizado.


Negócio online

Empresas on-line, de comércio eletrônico e de serviços costumam usar Cartas de Crédito para contratos no exterior. Para as empresas que produzem software ou outros serviços online que exigem o emprego de recursos significativos, é importante considerar o financiamento externo para libertar capital de maneio.


Pequenas e médias empresas

As pequenas ou médias empresas (PME) representam 99% das empresas. As cartas de crédito podem ajudar a aliviar algumas das restrições de fluxo de caixa decorrentes de atrasos e longos prazos de pagamento dos clientes finais. As grandes empresas internacionais são muitas vezes culpadas pelos atrasos nos pagamentos às PME, o que pode muitas vezes colocar as pequenas empresas em dificuldades financeiras ou mesmo à falência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário