25 de jul. de 2022

Cláusula vermelha versus cartas de crédito com cláusula verde – Um guia de carta de crédito para 2022

Qual é a diferença entre uma carta de crédito com cláusula vermelha e uma carta de crédito com cláusula verde?



As Cartas de Crédito (LC) são uma garantia de um banco de que o exportador receberá o pagamento do importador no prazo e no valor correto. Especificamente, se o importador não tiver mais condições de pagar, o banco será responsável pela cobertura do valor.

As Partes enfrentam muitos desafios no comércio internacional, incluindo distância, risco de transporte, restrições à importação/exportação e documentação. As ML oferecem algum alívio para estas questões e tornaram-se instrumentos predominantes de financiamento do comércio internacional.

Ao longo dos anos, os bancos e comerciantes criaram diversas variações do LC tradicional para ajudar a atender às necessidades em constante evolução das empresas. Duas dessas variações são a cláusula vermelha e a cláusula verde LCs.


Carta de crédito com cláusula vermelha – Explicada


O que é uma carta de crédito com cláusula vermelha?

Uma carta de crédito com cláusula vermelha é uma variação da LC tradicional que contém uma cláusula única que permite ao banco fazer pagamentos antecipados ao exportador antes que o exportador apresente quaisquer documentos de embarque.

Tradicionalmente, os bancos imprimiam esta cláusula especial em tinta vermelha para chamar a atenção, o que levou muitos profissionais a referirem-se às LC que a contêm como cartas de crédito com cláusula vermelha .

Na cláusula, o importador dará instruções ao banco de que uma porcentagem do crédito deverá estar disponível ao exportador como adiantamento antes do embarque.

Tal adiantamento pré-embarque destina-se a permitir ao exportador obter ou produzir quaisquer mercadorias que necessitem de ser expedidas, proporcionando-lhe um grau de crédito que pode não estar disponível através de outros meios de financiamento.

O valor, que é fornecido em moeda local e contra garantia do exportador, é reembolsado no momento da apresentação dos documentos e do embarque da mercadoria. O valor do adiantamento, acrescido de juros e taxas são deduzidos do crédito disponível.

As LCs com cláusula vermelha possuem uma taxa fixa que tende a ser mais alta do que as de uma LC tradicional, tornando essa variação um pouco mais cara, em média.

Para garantir uma carta de crédito com cláusula vermelha, um importador muitas vezes exigirá que o exportador assine uma carta de indenização observando que se o exportador não cumprir as obrigações necessárias, o importador não sofrerá perdas financeiras.

Ocasionalmente, uma carta de crédito com cláusula vermelha exigirá uma declaração de intenções, onde o exportador deve declarar explicitamente como pretende utilizar os fundos do adiantamento.

No mercado atual, porém, as vantagens associadas às cartas de cláusula vermelha são anuladas por uma garantia de pagamento antecipado.


Quais são os principais tipos de cartas de crédito com cláusula vermelha?

Existem dois tipos principais de cartas de crédito com cláusula vermelha:

1. A cláusula vermelha insegura ou limpa

Os financiadores autorizam adiantamentos contra a alegação do exportador de que precisa de fundos para poder pagar pelas mercadorias pré-enviadas.

2. A cláusula vermelha garantida ou documental,

Os financiadores fazem adiantamentos mediante a apresentação de recibos de armazém ou documentos similares, juntamente com o compromisso do exportador de entregar o conhecimento de embarque no momento do embarque.

Aqui, o exportador também pode ser obrigado a fornecer seguro para as mercadorias enquanto elas estiverem armazenadas.


Exemplo de texto de carta de crédito com cláusula vermelha

O Fórum para Treinamento em Comércio Internacional fornece o seguinte exemplo de redação para uma carta de crédito com cláusula vermelha:

“Como o credenciado pode ter que pagar pelas mercadorias antes do embarque, favor conceder-lhe adiantamentos para fins de efetuar tais pagamentos contra Recibos de Armazém ou outros documentos que comprovem o direito de reivindicar a posse das mercadorias e o compromisso de entregar os respectivos Conhecimentos de Embarque no devido tempo.

“Tais Recibos de Armazém ou outros documentos podem ser confiados ao credenciado em troca de seu reconhecimento de que os documentos são mantidos por ele como administrador para você e como seu agente para obter para você em troca do Conhecimento de Embarque relativo.

“As mercadorias, enquanto estiverem no armazém aguardando o envio, deverão ser seguradas por ……………………

Assumimos a responsabilidade pelo reembolso dos adiantamentos antecipados concedidos por você dentro dos limites de crédito.”


Carta de crédito com cláusula verde – explicada

O que é uma carta de crédito com cláusula verde?

Semelhante a uma LC com cláusula vermelha, uma LC com cláusula verde é uma variação da LC tradicional que permite que um banco nomeante faça um pagamento adiantado ao exportador.

Os especialistas muitas vezes consideram os LCs da cláusula verde uma extensão dos LCs da cláusula vermelha.

Enquanto uma cláusula vermelha LC permite um adiantamento para cobrir os custos de compra de matérias-primas, processamento e embalagem de mercadorias, uma cláusula verde LC dá um passo adiante ao levar em conta também o armazenamento pré-embarque no porto de origem e o seguro .

Essas cartas exclusivas também exigem uma quantidade maior de documentação.

Além disso, o banco emissor da carta exige documentos de titularidade, que servem como comprovante da situação do armazém, para antecipar eventuais pagamentos.

Em geral, os comerciantes usam LCs de cláusula verde em transações de mercados de commodities, como minério, arroz, ouro ou grãos.

Muito parecido com as LCs de cláusula vermelha, o nome das LCs de cláusula verde vem do fato de que, tradicionalmente, os profissionais imprimiam esta cláusula especial em tinta verde.


Principais diferenças entre cartas de crédito com cláusula vermelha e verde

Porcentagem de avanço:
  • Com uma cláusula vermelha LC, a porcentagem do valor total da carta disponível para um adiantamento fica geralmente em torno de 20 a 25%.
  • Em contraste, com uma carta de crédito verde, a percentagem é muito maior, muitas vezes mais próxima de 75 – 80% do valor total da carta.
  • Segurança:Os importadores têm muito mais segurança se usarem uma cláusula verde LC devido aos rigorosos requisitos de documentação. No caso de importação de mercadorias, o comprador está fornecendo tecnicamente o adiantamento contra a documentação de titularidade.
  • Usando uma cláusula vermelha LC, o comprador pode receber um adiantamento antes mesmo de o produtor ter fabricado a mercadoria.

Incoterms – Tudo o que você precisa saber

O que são Incoterms?

Os Incoterms são uma série de termos comerciais predefinidos concebidos para ajudar a evitar confusões nos contratos de comércio exterior, esclarecendo as obrigações de compradores e vendedores.

Embora sejam muito utilizados hoje, sua origem remonta ao início do século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário