1 de nov. de 2022

Investindo no Controle da Poluição e na Redução de Resíduos

Em 2021, 120 líderes mundiais e mais de 40.000 participantes registados participaram na Conferência das Nações Unidas para a Mudança em Glasgow, Escócia (COP26). Durante duas semanas, as discussões sobre a crise climática global dominaram o dia. As discussões sobre as tendências científicas atuais, a gama de soluções potenciais e a prioridade dos líderes mundiais em agir rapidamente mostraram claramente que a crise climática e o trabalho de mitigação do nosso impacto negativo no ambiente são temas com os quais toda a humanidade deveria estar preocupada.


Do ponto de vista do investimento, as políticas globais em curso para reduzir as emissões de carbono e promover comunidades saudáveis ​​não devem simplesmente ser ignoradas. Abaixo, veremos a infinidade de maneiras pelas quais os investidores experientes procuram alinhar seus portfólios com o trabalho daqueles que estão tentando tornar o mundo um lugar melhor e mais saudável para se viver.


PRINCIPAIS CONCLUSÕES
  • Do ponto de vista do investimento, as políticas globais em curso para reduzir as emissões de carbono e promover comunidades saudáveis ​​não devem ser ignoradas.
  • O objectivo de muitos investidores é direccionar os dólares de investimento para empresas e oportunidades que estão a trabalhar para reduzir a emissão de gases com efeito de estufa.
  • Alguns podem optar por comprar ações de empresas individuais que lideram o caminho com produtos e modelos de negócios inovadores, enquanto outros podem optar por investir numa carteira diversificada através da utilização de fundos negociados em bolsa (ETF).

Combater a poluição na fonte

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) , prevenção da poluição é qualquer prática que reduza, elimine ou previna a poluição na sua origem. Portanto, um objetivo natural de muitos investidores é direcionar os dólares de investimento para empresas e oportunidades que estão trabalhando para reduzir a emissão de gases de efeito estufa – mais especificamente, gases como dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e gases fluorados, as raízes da maioria emissões humanas causam aquecimento desde 1950.


Redução de gases de efeito estufa

Grande parte do dióxido de carbono que entra na atmosfera é um subproduto da queima de combustíveis fósseis, resíduos sólidos, árvores e outros materiais biológicos. De acordo com a EPA, o setor dos transportes gerou 27% das emissões de gases com efeito de estufa em 2020, o maior valor de qualquer setor.

Na conferência COP26 em Glasgow, um grupo de governos, fabricantes de automóveis e outros assinaram um acordo para fazer a transição para vendas 100% com emissões zero de novos carros e carrinhas até 2040. Nos Estados Unidos, o presidente Biden assinou uma ordem executiva que estabeleceria como meta que 50% de todas as novas vendas de veículos de passageiros tivessem emissões zero até 2030.

A mudança global para veículos eléctricos é um tema chave que os investidores podem considerar quando investem na redução da poluição. Os fabricantes de veículos eléctricos, sensores de detecção e alcance de luz, baterias e outros factores de produção críticos seriam escolhas óbvias para quem pretende investir.

A produção de eletricidade produziu aproximadamente 25% das emissões de gases com efeito de estufa em 2020. Mais uma vez, a mudança para a energia alternativa como forma de energia é o foco principal dos investidores que procuram ganhar exposição ao declínio a longo prazo do dióxido de carbono. As empresas especializadas em energia derivada da energia eólica, solar, geotérmica, do hidrogénio e talvez até da energia nuclear poderão ser áreas de especial atenção para os investidores nos próximos anos.

Outro setor que contribui de forma significativa para as emissões globais de gases com efeito de estufa é o imobiliário comercial e residencial. A construção de vários tipos de edifícios, juntamente com as necessidades de aquecimento e arrefecimento de residências e empresas, são outra importante fonte de poluição. Em 2020, as emissões diretas de gases de efeito estufa provenientes de residências e empresas representaram 13% do total de emissões de gases de efeito estufa nos EUA.

Os investidores procurarão os líderes tecnológicos em aquecimento, ventilação e arrefecimento porque os avanços nestas áreas reduzirão significativamente a pegada ambiental deste segmento. Relacionado, os investidores provavelmente também procurarão inovadores no domínio do isolamento, do fabrico de janelas e portas energeticamente eficientes, bem como da iluminação.


Gestão e Reciclagem de Resíduos

Com o aumento da população e o aumento da quantidade de resíduos, o manuseamento, recolha e processamento responsáveis ​​de resíduos são de importância crescente. Os investidores têm muitas opções nos mercados públicos quando se trata de empresas que lideram o caminho para um futuro mais verde nas áreas de gestão de resíduos e reciclagem. Por exemplo, a Waste Management Inc. ( WM ) administrou 143 instalações de reciclagem e 244 aterros de resíduos sólidos ativos. A empresa gerenciou mais de 15,5 milhões de toneladas de recicláveis ​​em 2020, o que representou mais recicláveis ​​pós-consumo do que qualquer outra empresa na América do Norte.

Bilionários preocupados com o meio ambiente, como Bill Gates, também sabem do importante papel que as empresas de gestão eficiente de resíduos têm na economia global em comparação com as alternativas. Em 24 de fevereiro de 2022, a empresa de gestão de investimentos de Gates, Cascade Investment LLC, comprou mais ações da Republic Services ( RSG ), tornando a empresa a maior detentora com 109.812.574 ações.

As duas empresas aqui mencionadas são duas das maiores empresas do setor com base na capitalização de mercado, mas, como mencionado acima, há uma gama de empresas para escolher nos mercados públicos. Por exemplo, existem empresas que se concentram na remoção eficaz de resíduos perigosos, na eliminação de resíduos, nos serviços de resíduos marítimos, nos serviços de resíduos farmacêuticos e em diversas formas de reciclagem, como as que se concentram nas baterias de lítio.


Fundos negociados em bolsa (ETFs)

Uma estratégia para identificar ações que estão posicionadas em direção a um futuro mais verde é observar as principais participações de um fundo negociado em bolsa (ETF) específico, como qualquer um dos 10 listados abaixo. Por outro lado, outros investidores – como aqueles que procuram uma abordagem diversificada para os seus investimentos – podem simplesmente optar por manter uma posição num ou mais dos fundos. Dito isto, qualquer que seja a estratégia de investimento, os investidores têm muitas opções quando se trata de ganhar exposição à redução da poluição e à gestão eficaz dos resíduos.

  • ETF de serviços ambientais VanEck Vectors ( EVX )
  • ETF iShares Global Clean Energy ( ICLN )
  • ETF Global X Lithium & Battery Tech ( LIT )
  • ETF Invesco Solar ( TAN )
  • ETF Invesco WilderHill Clean Energy ( PBW )
  • ETF ALPS Clean Energy (ACES)
  • ETF Invesco Global Clean Energy ( PBD )
  • ETF VanEck Vectors Low Carbon Energy ( SMOG )
  • ETF First Trust Global Wind Energy ( FAN )
  • SPDR Kensho Clean Power ETF ( CNRG )

O resultado final

A mudança para um futuro mais verde é uma prioridade máxima para muitos indivíduos, governos e empresas em todo o mundo. Os investidores têm muitos caminhos diferentes para aumentar a exposição daqueles que trabalham na redução da poluição e dos resíduos. Alguns podem optar por comprar ações de empresas individuais que lideram o caminho com produtos e modelos de negócios inovadores. Outros podem optar por investir numa carteira diversificada através da utilização de ETFs. Independentemente do estilo e preferência de investimento, o controlo da poluição e a redução de resíduos merecem ser temas de nível macro abrangidos por qualquer portfólio.


O que é investimento verde?

O investimento verde é uma abordagem baseada em valores para a seleção de ativos, através da qual um investidor procura apoiar empreendimentos empresariais que tenham um impacto favorável no ambiente. A exposição ao investimento é frequentemente orientada para a conservação dos recursos naturais, a redução da poluição e práticas empresariais que têm um impacto global positivo no ambiente.


O que é pontuação ESG?

As pontuações ESG são metodologias de classificação proprietárias que permitem aos investidores comparar ativos investíeis com base numa variedade de fatores ambientais, sociais e relacionados com a governação. As métricas populares de pontuação ESG estão se tornando populares nas páginas de ETF e de perfil de empresas na mídia financeira. Exemplos populares de pontuações ESG incluem: MSCI ESG Ratings, S&P Global ESG Scores e Refinitiv Lipper.


Quais setores produzem mais gases de efeito estufa?

Grande parte do dióxido de carbono que entra na atmosfera é um subproduto da queima de combustíveis fósseis, resíduos sólidos, árvores e outros materiais biológicos. De acordo com a EPA, o setor dos transportes gerou 27% das emissões de gases com efeito de estufa em 2020, o maior valor de qualquer setor. A produção de eletricidade produziu aproximadamente 25% das emissões de gases com efeito de estufa em 2020. Outro sector que contribui de forma significativa para as emissões globais de gases com efeito de estufa é o imobiliário comercial e residencial. A construção de vários tipos de edifícios, juntamente com as necessidades de aquecimento e arrefecimento de residências e empresas, são outra importante fonte de poluição. Em 2020, as emissões diretas de gases de efeito estufa provenientes de residências e empresas representaram 13% do total de emissões de gases de efeito estufa nos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário