O que é uma declaração de impacto ambiental?
Uma declaração de impacto ambiental é um relatório do governo que descreve como um projeto federal proposto pode afetar o meio ambiente natural. As declarações de impacto ambiental são exigidas para determinados grandes projetos de infraestruturas, embora não sejam exigidas para projetos mais pequenos.
Os reguladores utilizam declarações de impacto ambiental para pesar os benefícios dos projetos planeados em relação às suas consequências ambientais. Na fase de rascunho, há um período de comentários onde o público pode opinar.
PRINCIPAIS CONCLUSÕES
- As declarações de impacto ambiental são relatórios que discutem o impacto potencial no meio ambiente dos projetos propostos pelo governo federal.
- As declarações de impacto ambiental estão disponíveis no site da Agência de Proteção Ambiental (EPA).
- Um EIA deve incluir uma gama razoável de alternativas à acção proposta, bem como as suas consequências.
- Um EIA é diferente de uma avaliação ambiental, um relatório mais curto que pode levar a um EIA.
- O público pode opinar sobre as declarações de impacto ambiental quando estas estão na fase de rascunho.
Compreendendo as declarações de impacto ambiental
As declarações de impacto ambiental são exigidas pela Seção 102(2) (C) da Lei de Política Ambiental Nacional de 1969 e são revisadas pela Agência de Proteção Ambiental (EPA). O público pode comentar sobre um EIA enquanto ele está em fase de rascunho, e os comentários podem ser levados em consideração quando o EIA estiver sendo finalizado.
Todos os EIS's são publicados no Federal Register e disponíveis online no site da EPA. Todos os EIAs atuais em fase de rascunho também estão disponíveis. O órgão ambiental disponibiliza os demonstrativos depois de finalizados. EISs históricos, que datam de 1969, podem ser encontrados na Biblioteca de Transportes da Northwestern University.
Além de delinear as ações propostas, uma Declaração de Impacto Ambiental (EIA) também descreve possíveis alternativas e os potenciais impactos ambientais das alternativas propostas. Alguns estados, como a Califórnia, adoptaram requisitos semelhantes para os seus projetos financiados pelos contribuintes.
Processo de apresentação de uma declaração de impacto ambiental
O processo da Lei de Política Ambiental Nacional (NEPA) de aprovação de uma declaração de impacto ambiental começa quando uma agência federal desenvolve uma proposta para tomar medidas federais significativas, e essas ações propostas são revisadas sob a NEPA para verificar se a proposta é apropriada.
Não é pouca coisa quando agências federais criam uma declaração de impacto ambiental (EIA). De acordo com o site da NEPA, deve ser comprovado que a ação “afeta significativamente a qualidade do ambiente humano”.
Primeiro, uma agência deve publicar um “Aviso de Intenções no Registro Federal” e isso informa o público não apenas sobre a análise para alguns, mas também explica como o público pode se envolver no processo de preparação do EIA. Em seguida, a agência federal e o público colaboram para definir a gama de questões e potenciais alternativas a serem abordadas na declaração.
Em seguida, um rascunho da declaração é publicado para comentário público e revisão por 45 dias ou mais. Após a coleta dos comentários, as sugestões, quando apropriado, são utilizadas para pesquisas futuras e, em seguida, um EIA final é publicado, e há um período de espera de 30 dias antes que a declaração possa ser publicada no Registro Federal.
A última etapa é a chamada “emissão do registro de decisão (ROD)”, que discute os planos de monitoramento e mitigação da agência, as alternativas às ações que foram consideradas e explica a decisão da agência em tomar a ação.
Componentes de uma Declaração de Impacto Ambiental
De acordo com a EPA, os componentes de um EIA são os seguintes:
- Folha de rosto: incluindo o nome da agência líder e de qualquer agência colaboradora
- Informações de contato da agência
- O título da ação proposta e sua localização
- Um parágrafo de resumo do EIS
- A data em que os comentários devem ser recebidos.
- Resumo: Um resumo do EIA, incluindo as principais conclusões, a área de questões controversas e as questões a serem resolvidas.
- Índice: Auxilia o leitor na navegação pelo EIS.
- Declaração de propósito e necessidade: explica o motivo pelo qual a agência está propondo a ação e o que a agência espera alcançar.
- Alternativas: Consideração de uma gama razoável de alternativas que possam cumprir o propósito e a necessidade da ação proposta.
- Ambiente afetado: Descreve o ambiente da área a ser afetada pelas alternativas em consideração.
- Consequências ambientais: Uma discussão sobre os efeitos ambientais e seu significado.
- Alternativas, informações e análises enviadas: Um resumo que identifica todas as alternativas, informações e análises enviadas pelos governos estaduais, tribais e locais e outros comentaristas públicos para consideração durante o processo de definição do escopo ou no desenvolvimento do EIA final.
- Lista de preparadores: Uma lista dos nomes e qualificações das pessoas que foram os principais responsáveis pela preparação do EIA.
- Apêndices (se necessário): Os apêndices fornecem materiais de base preparados em conexão com o EIA.
Benefícios de uma Declaração de Impacto Ambiental
A vantagem de criar um EIA é que todos, desde agências locais, estaduais e federais até o público em geral, têm a oportunidade de comentar e fazer sugestões à proposta. Além disso, os governos tribais que possam ser afetados também estão incluídos no processo.
Quando o processo de definição do âmbito está em curso, cria uma oportunidade para debater ideias alternativas e discutir os impactos nas comunidades. O longo período necessário para concluir um EIA é a oportunidade de criar mudanças ambientais positivas.
Exemplos de uma declaração de impacto ambiental
Por exemplo, no site em novembro de 2019 há uma versão finalizada de um EIS referente ao terminal de gás natural liquefeito (GNL) da Gulf LNG Energy, LLC (GLE) no condado de Jackson, Mississippi. A Comissão Federal Reguladora de Energia (FERC) elaborou um EIA que analisou os potenciais impactos ambientais de uma proposta para adicionar capacidade de liquefação e exportação de gás natural no já operacional Terminal de GNL do Golfo. O Departamento de Energia (DOE) esteve envolvido na preparação do EIA.
Existe um EIA ativo (em dezembro de 2021) no site que o público pode visualizar e comentar sobre a transmissão elétrica. O Bureau of Land Management e a Bonneville Power Administration (BPA) do DOE elaboraram um EIS que analisa os potenciais impactos ambientais de uma proposta para construir 305 milhas de linha de transmissão de 500 kV do nordeste do Oregon ao sudoeste de Idaho. A BPA quer financiar parcialmente o projeto.
O que deve ser incluído em uma declaração de impacto ambiental?
Entre os itens necessários em um EIA estão um resumo, alternativas apresentadas, informações e análises coletadas de comentários e sugestões públicas, o propósito e a necessidade do EIA e uma lista de consequências ambientais.
Qual é a diferença entre uma Avaliação Ambiental (AA) e uma Declaração de Impacto Ambiental (EIA)?
A diferença entre uma EA e um EIS está principalmente na extensão e profundidade da pesquisa. Um relatório de âmbito limitado explica a explicação e as necessidades de tal proposta, sugerindo alternativas e fornecendo uma breve revisão do ambiente impactado. Um EIA é um relatório muito abrangente que não só exige o que uma AA faz, mas também exige um exame aprofundado da proposta e das considerações do público, incluindo governos locais, estaduais e tribais.
Quando é necessária uma declaração de impacto ambiental?
Qualquer grande projeto que utilize terras federais, financiamento federal ou que esteja sob a jurisdição de uma agência federal deve incluir uma avaliação dos efeitos ambientais desse projeto. No entanto, isso nem sempre requer um EIS completo. Em alguns casos, um projecto mais pequeno poderá exigir apenas uma avaliação ambiental mais curta. Noutros casos, poderá haver uma conclusão de “nenhum impacto significativo” (FONSI), permitindo que o projeto prossiga.
Quem prepara uma declaração de impacto ambiental?
O EIA deverá ser protocolado pelo órgão federal responsável pelo projeto em questão. As agências muitas vezes terceirizam esse trabalho para empreiteiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário