3 de fev. de 2019

O que são os EUROBONDS?



Empresas nacionais, com reconhecimento internacional, emitem títulos para serem lançados no exterior, com o objetivo de captação de volumes elevados. Os lançamentos são feitos através de bancos, podendo ter taxas de juros fixas ou flutuantes.

Os eurobonds são os títulos de dívida denominados em uma moeda diferente daquela do país ou mercado em que são emitidos. São subscritos por uma união internacional de bancos, e distribuídos em diversos países.

A negociação secundária de eurobonds ocorre, na grande maioria, em mercados de balcão entre investidores qualificados, não havendo pregão ou bolsa organizada para essas operações.

Eurobonds aplicam-se às obrigações referidas fora do país tomador ou emissor, e fora do país em cuja moeda os títulos são valorizados. Por exemplo, obrigações estrangeiras, emitidas em dólares americanos, são conhecidas com Yankee Bonds. Títulos estrangeiros, emitidos em ienes no Japão, são chamados de Samurai Bonds. Os emitidos na Grã-Bretanha são chamados de Bulldog Bonds, os emitidos na Holanda são chamados de Rembrandt Bonds, entre outros diversos.


Diferença entre euro bonds e brady bonds?

Além das global bonds, existem outros títulos de dívida externa. Conheça alguns abaixo.

Euro bonds

Enquanto as global bonds são emitidas em qualquer mercado e podem ser expedidas na mesma moeda do país em que está sendo negociada, as eurobonds são emitidas no mercado europeu e são negociadas em euro.

Importante mencionar que as global bonds podem ser encontradas em diversos países com moedas distintas. Porém, são mais comuns no mercado americano. Por outro lado, as eurobonds se restringem apenas ao mercado onde o euro é utilizado.

Brady Bonds

As Brady bonds são títulos da dívida externa dos países considerados emergentes. Foram criados com o intuito de ajudar as nações que apresentam dificuldades de pagamento.

Esse produto foi desenvolvido a partir do Plano Brady, estratégia elaborada por Nicholas Brady, então secretário do Tesouro dos Estados Unidos. O objetivo era oferecer um plano para os países emergentes – principalmente os situados na América Latina – para que consigam honrar suas obrigações internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário