15 de nov. de 2016

O que é uma Carta de Crédito Standby (SLOC | SBLC)?

Explicação das Standby Letter of Credit em relação às LC's, normalmente vemos um comprador e um vendedor abrindo Cartas de Crédito e quando os termos de tal LC são cumpridos, ele…


Explicação das cartas de crédito standby

O que é uma Standby Letters of Credit?

Uma Carta de Crédito Standby (SLOC/SBLC) é vista como uma garantia financeira e é usada regularmente em transações transfronteiriças. É importante explicar primeiro o que é uma Carta de Crédito (LC) e depois passar para a explicação de um SLOC. A razão pela qual estes mecanismos estão em vigor deve-se a permitir que os fluxos do comércio internacional funcionem de forma sustentável e segura.

Em relação às LCs, normalmente vemos um comprador e um vendedor abrindo Cartas de Crédito e quando os termos dessa LC forem cumpridos, isso permitirá que um comércio internacional ocorra. Os principais pontos de interesse dizem respeito ao carregamento de navios/modos de transporte, documentos de título, especificação de mercadorias. Permitem a confiança no comércio internacional, para que, quando as condições forem cumpridas, um comércio possa ser estabelecido. Isto permite gerir grandes fluxos de mercadorias em todo o mundo e permite construir confiança. Assim, quando as condições são cumpridas, o pagamento é liberado e efetuado.

Um SLOC difere de um LC típico. Ao contrário de uma LC, um SLOC é uma garantia de pagamento emitida por um banco em nome de um cliente ou mutuário como “pagamento de último recurso” se o cliente não cumprir um compromisso contratual com outra empresa.


Quando uma Standby Letters of Credit (SLOC) seria usada?

A razão para ter um SLOC é como prova do elemento de boa fé em uma transação comercial, que mostra a capacidade de pagamento dos clientes e sua qualidade de crédito. O financiador que emite um SBLC geralmente o faz com base no fato de que se trata de uma garantia e não será sacado.

Um exemplo típico é visto num contrato de construção – onde uma parte concorda em fornecer uma caução ou SLOC por 10% do valor do contrato. Isso permite que a outra parte se sinta confortável com o fato de que, se houver uma condição ou gatilho específico que não for cumprido, ela poderá recorrer a esse mecanismo incorporado ao contrato.

Um potencial mutuário abordará seu banco e solicitará um SLOC; há então um breve processo de subscrição para garantir que a qualidade do candidato seja satisfatória. O objetivo de um SLOC é auxiliar na conclusão das atividades comerciais se uma empresa cessar suas atividades, o pagamento não puder ser feito ou se houver um evento de insolvência.

Os SLOCs são geralmente vistos como uma garantia para respaldar um investimento potencial ou mostrar que o proprietário de uma empresa é capaz de pagar um empréstimo. Pode ser uma exigência da instituição financeira que a garantia seja depositada em caso de inadimplência ou resgate do SLOC. Geralmente há uma taxa do mutuário por esses serviços, que é cobrada anualmente. Em termos de preço, normalmente será de 1 a 10% do valor do SLOC por ano e no caso de a apólice contra a qual o requerente está garantindo for cumprida antes da data de término, existe a possibilidade de cancelar o SLOC sem nenhum custo posterior.


Por que um SLOC seria usado no comércio internacional?

Um SLOC é usado no comércio internacional ou em acordos de alto valor onde o resultado pode ser uma disputa e o potencial de litígio e outras ações podem ser difíceis de aplicar. Isto pode dever-se a dificuldades jurisdicionais ou de aplicação relacionadas.

Um SLOC garantirá, com efeito, que o pagamento ao beneficiário final ou destinatário pretendido dos fundos será feito. Numa transação de commodities onde existe o acordo de pagamento dos bens subjacentes em 60 dias e isso não é feito então com um SLOC; ter como pano de fundo uma garantia financeira permite a sua utilização caso as condições acordadas não sejam cumpridas. Isso geralmente é feito mediante apresentação do SLOC à instituição financeira que o forneceu.

Existem complexidades que precisam ser compreendidas neste sistema, pois um SLOC de desempenho terá mais detalhes e especificações no documento. Pode especificar que elementos devem ser atendidos, como valor, qualidade, prazo, todos cumpridos até um nível de aceitação pelo cliente. Caso alguma dessas especificações não seja atendida, o financiador pagará ao beneficiário quando este SLOC de desempenho for apresentado ao financiador. Isso geralmente é visto na indústria da construção, onde um desenvolvedor garante que um projeto será concluído em um determinado número de dias.

Vemos isto como um empréstimo de último recurso e garante o pagamento em nome de um cliente. Na verdade, trata-se de uma promessa de que o banco cumprirá as obrigações de pagamento no final de um contrato, caso o mutuário não seja capaz de fazê-lo.

Promove a confiança nas transações, pois mitiga o risco de não pagamento ou de fechamento de negócios. Permitirá aumentar a capacidade de reembolso e a qualidade do crédito.


Quais são os diferentes tipos de Standby Letters of Credit?

SLOCs de desempenho

Um SLOC de desempenho pré-determina as especificações de um contrato, estabelecendo as obrigações contratuais não financeiras, como a qualidade, o valor, as taxas e o elemento de prazo que devem ser cumpridos. Caso as especificações não sejam cumpridas, o financiador será chamado a efetuar o pagamento.

SLOC Financeiro

As cartas de crédito de reserva financeira garantem o cumprimento das obrigações contratuais financeiras. Vemos isso com mais frequência em pedidos de compra em massa e transações com elementos transfronteiriços, onde é difícil receber proteção de pagamento.

Como faço para obter um SLOC?

Para obter um SLOC será o mesmo processo de obtenção de um empréstimo padrão e será necessária a comprovação da solvabilidade para a instituição financeira. Para um cliente com capacidade de crédito, os prazos mais curtos cotados são geralmente de uma semana a duas semanas. Portanto, é considerado muito mais rápido do que o tempo de processamento de um empréstimo padrão.

É importante observar que, caso um SLOC seja pago, será o emissor ou o mutuário final quem deverá reembolsar a instituição financeira.

Existem outros tipos de SLOCs ou garantias?

1. Garantias de proposta (referidas como garantias de oferta)
2. Garantias de retenção
3. Garantias de desempenho (referidas como garantias de desempenho)
4. Garantias de pagamento antecipado


Quais são as vantagens das Cartas de Crédito Standby?

a. O fluxo de caixa é melhorado e nenhuma outra garantia é necessária
b. Pode permitir a diversificação no ciclo de caixa sem necessidade de pré-pagamento
c. O uso de garantias de licitação permite a conquista de contratos lucrativos, fornecendo segurança


De onde vêm os SLOC's?

Os SLOCs provêm da legislação bancária dos Estados Unidos, que impede as instituições de crédito norte-americanas de assumirem obrigações em relação a garantias de terceiros. Esta foi a razão da criação dos SLOC, que se baseiam nos costumes e práticas uniformes para créditos documentários.

Em 1998, a Câmara de Comércio Internacional (ICC) adicionou o ISP98 (International Standby Practices 98) para servir de orientação subjacente a estes produtos financeiros. No entanto, muitos ainda usam o guia mais antigo da ICC, Uniform Customs and Practices for Documentary Credits , revisão de 2007, Publicação ICC 600.


Por último – Que partidos existem?
  • Um requerente é o «mutuário» que solicita a garantia. Para isso, ele fornece garantias à instituição financeira para comprovar a solvência. Haverá também uma taxa anual; conforme descrito acima;
  • O banco emissor fornece a garantia por meio de um SLOC;
  • O beneficiário é a parte a favor da garantia;
  • O banco confirmador é o banco que confirma o pagamento ao beneficiário como alternativa ao banco emissor que efetua o pagamento . O banco confirmador cobrará o valor devido do Banco Emissor e o beneficiário pagará ao banco confirmador para fazer isso;
  • O banco consultor atua como representante do beneficiário e pode aceitar uma LC em nome do beneficiário; e colete sobre ele. Em algumas circunstâncias, o banco consultor pode ser o banco confirmador.

Você pode atribuir os fundos que fluem de um SLOC?

Geralmente falamos sobre os 'rendimentos' do SLOC e o beneficiário tem condições de fazer isso. No entanto, apenas o beneficiário original pode exercer os direitos de saque ao abrigo do instrumento e exigir o pagamento, a menos que seja acordado algo diferente.

Somente quando o beneficiário exigir o pagamento, o cessionário receberá o produto (após a cessão ter ocorrido). O Banco Emissor precisará ser notificado ou o banco emissor pagará os fundos ao beneficiário original e não ao novo cessionário. Por outro lado, a única maneira de transferir um SLOC é com o consentimento do acordo por escrito do beneficiário e do banco emissor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário