8 de out. de 2017

Introdução ao Financiamento Comercial - Atualizado 2023

Uma introdução ao financiamento comercial

Bem-vindo ao centro de financiamento comercial do TFG. Descubra como podemos ajudá-lo a ter acesso ao financiamento comercial para aumentar as suas importações e exportações transfronteiriças, ou aprenda sobre financiamento comercial através das nossas mais recentes pesquisas, informações e insights aqui.


O que é financiamento comercial?

O financiamento comercial é o financiamento de bens ou serviços numa transação comercial, em qualquer ponto, desde um fornecedor até ao comprador final.

Gerenciar caixa e capital de giro é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, e o financiamento comercial é uma ferramenta que pode ser usada para desbloquear capital de ações, contas a receber ou pedidos de compra existentes de uma empresa.

Por sua vez, o financiamento comercial permite que as empresas ofereçam condições mais competitivas tanto aos fornecedores como aos clientes, reduzindo as lacunas de pagamento no ciclo comercial de uma empresa.

Simplificando, o financiamento do comércio ajuda a facilitar o crescimento de uma empresa e é um poderoso motor do desenvolvimento económico.

A Organização Mundial do Comércio (OMC) estima que até 80% do comércio global utiliza o financiamento do comércio e, em 2020, a Câmara de Comércio Internacional (ICC) estimou o valor da indústria global de financiamento do comércio em 9 biliões de dólares.

As instituições financeiras apoiam o comércio internacional através de uma vasta gama de produtos que ajudam os comerciantes a gerir os seus pagamentos internacionais e riscos associados, e a satisfazer as necessidades de capital de giro.

Os acordos de financiamento comercial normalmente envolvem pelo menos três partes: um importador (comprador), um exportador (vendedor) e um financiador.

Estas ofertas diferem de outros tipos de produtos de crédito e devem ter as seguintes características:
  • Um fornecimento subjacente de um produto ou serviço
  • Um contrato de compra e venda
  • Detalhes de envio e entrega
  • Outra documentação necessária (por exemplo, certificados de origem)
  • Cobertura de seguro
  • Condições e instrumentos de pagamento
O financiamento comercial é um termo genérico que pode referir-se a uma variedade de instrumentos financeiros utilizados por importadores e exportadores.

Esses incluem:
  • Financiamento de ordem de compra (PO)
  • Financiamento de estoque ou armazém
  • Financiamento estruturado de commodities
  • Financiamento de faturas e contas a receber (descontos e factoring)
  • Financiamento da cadeia de suprimentos (também conhecido como financiamento de contas a pagar)
  • Cartas de crédito (LCs)
  • Títulos e garantias bancárias
Os termos financiamento de importação e financiamento de exportação também são usados ​​de forma intercambiável com financiamento comercial.


Quais são os principais benefícios do financiamento comercial para as empresas?

O financiamento comercial ajuda as empresas a crescer, garantindo ou fornecendo financiamento para as ajudar a comprar bens e stocks, o que muitas vezes é necessário quando não conhecem ou não confiam nas outras partes da cadeia de abastecimento.

Muitas empresas utilizam o financiamento comercial porque as ajuda a desbloquear capital das suas ações ou contas a receber, que pode então ser utilizado para financiar o crescimento e o desenvolvimento futuros.

Da mesma forma, a utilização do financiamento comercial permite que as empresas solicitem maiores volumes de stock ou façam encomendas maiores aos fornecedores, conduzindo a economias de escala e descontos por atacado.

Um mecanismo de financiamento comercial pode permitir-lhe oferecer condições mais competitivas a fornecedores e clientes, reduzindo as lacunas de pagamento no seu ciclo comercial.

É, portanto, benéfico não só para o crescimento dos negócios, mas também para as relações da cadeia de abastecimento.

Também aumenta o potencial de receita de uma empresa, uma vez que pagamentos antecipados podem permitir margens mais elevadas.

Gerenciar o fluxo de caixa e o capital de giro é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, o que exige a redução de métricas como dias de pagamento pendentes (DPO) ou dias de vendas pendentes (DSO).


Quem se beneficia do financiamento comercial?

As PME, as grandes empresas e até os governos utilizam o financiamento do comércio para atingir uma série de objetivos de crescimento.

Isto poderia incluir o aumento da dimensão e do âmbito dos bens e serviços que comercializam, a expansão das suas operações globais ou a ajuda a cumprir grandes contratos.

As PME podem beneficiar porque o financiamento do comércio centra-se mais no comércio em si do que no mutuário subjacente.

Isto significa que as pequenas empresas com balanços mais fracos podem utilizar o financiamento comercial para negociar volumes maiores e trabalhar com clientes finais que tenham balanços e classificações de crédito mais fortes.

Os mitigadores de risco incorporados que rodeiam os empréstimos de financiamento comercial promovem uma maior diversidade na base de fornecedores de um comerciante, levando a um aumento da concorrência e da eficiência nos mercados e nas cadeias de abastecimento.

As empresas podem mitigar ainda mais os riscos empresariais através da utilização de estruturas de financiamento comercial adequadas.

Dado que os atrasos nos pagamentos de devedores, as dívidas incobráveis, o excesso de stocks e os credores exigentes podem ter efeitos prejudiciais, as empresas podem utilizar o financiamento externo ou facilidades de crédito renovável para aliviar esta pressão, financiando eficazmente os fluxos comerciais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário