Carta de Crédito (Carta de Crédito Documentário (L/C, DLC) é a obrigação do banco de pagar ao vendedor de bens ou serviços uma certa quantia em dinheiro na apresentação oportuna de documentos que comprovem o embarque de bens ou a execução de serviços contratuais.
A Carta de Crédito Documentário é um dos mais importantes meios de financiamento no comércio internacional, pois a carta de crédito é uma ferramenta que retira grande parte dos riscos do comprador (importador) e do vendedor (exportador). A Carta de Crédito Documentária é uma ferramenta de cálculo muito flexível e conveniente, que tem o maior reconhecimento e aceitação do mundo.
Existem as seguintes formas de carta de crédito:
Cartas de Crédito Revogáveis: que podem ser alteradas ou canceladas pelo banco emissor sem prévio aviso ao destinatário dos fundos. A revogação da carta de crédito não cria qualquer obrigação do banco emissor para com o beneficiário. O banco nomeado é obrigado a efetuar um pagamento ou outras operações sobre uma carta de crédito revogável, se no momento da sua comissão não tiver recebido o aviso da alteração das condições ou do cancelamento do crédito. Uma carta de crédito é revogável se seu texto não declarar explicitamente o contrário.
Carta de Crédito Irrevogável: é a obrigação firme do banco emissor de pagar o dinheiro à ordem e nos termos definidos pelas condições da carta de crédito, se os documentos por ela previstos, apresentados ao banco especificado no crédito. Carta de crédito irrevogável garante que o exportador fará o pagamento para o cumprimento de suas obrigações, mesmo que o importador queira desistir do negócio. Portanto, o exportador, ao realizar um pedido especial, do qual muito provavelmente não será outro comprador, opta exatamente por esse tipo de carta de crédito.
Carta de crédito irrevogável não confirmada: Ao fazer uma carta de crédito não confirmada, o banco emissor, fornecendo uma carta de crédito, é a única parte que é responsável pelo desembolso ao vendedor. O banco indicado deve pagar somente após receber o dinheiro do banco emissor. O banco nomeado simplesmente atua em nome do banco que fornece o crédito, portanto, ele não corre nenhum risco.
Carta de crédito irrevogável confirmada: a obrigação do banco emissor é confirmada por outro banco. A confirmação é uma garantia adicional de pagamento de outro banco (Banco do exportador ou banco principal).
O banco, confirmando a carta de crédito, se compromete a pagar pelos documentos de acordo com as condições da carta de crédito, se o banco emissor deixar de fazer o pagamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário