7 de out. de 2019

Cartas de Crédito vs Garantias Bancárias

Garantia Bancária vs. Carta de Crédito: Qual a diferença?

Tanto a Garantia Bancária como a Carta de Crédito (LCs) criam confiança entre as partes e reduzem os riscos de não pagamento entre um comprador (importador) e o fornecedor (exportador). No entanto, existem pequenas diferenças na sua finalidade e utilização no comércio internacional.


Carta de crédito (LC) - Letter of Credit

O que é um LC?

Uma LC é um contrato através de um banco que ajuda a garantir o pagamento de um fornecedor, desde que o fornecedor cumpra as condições acordadas na LC.

Numa LC, o comprador e o vendedor celebrarão um contrato de venda, e o comprador (importador) solicitará uma carta de crédito junto ao seu banco (banco emissor), que será enviada ao banco do fornecedor (banco consultor).

Se aceito, o fornecedor entregará a mercadoria que atenda aos requisitos e padrões estabelecidos na LC e enviará os documentos comprobatórios ao seu banco assessor.

O banco consultor repassará isso ao banco emissor e o comprador examinará e honrará ou recusará o pagamento.

Garantia Bancária (BG) - Bank Guarantee

O que é uma garantia bancária?

As partes numa transação comercial podem utilizar garantias bancárias para demonstrar a capacidade de desempenhar funções na sua transação. O papel do banco pode ser caracterizado como minimizar as perdas para as partes caso a contraparte não consiga cumprir as funções estipuladas no contrato.

Ambas as partes podem solicitar garantias bancárias e as garantias bancárias podem assumir diversas formas. Normalmente, no processo, se uma das partes falhar, a outra parte pode então invocar a garantia bancária apresentando uma reclamação junto do banco e recebendo o montante garantido.

Alguns exemplos abrangentes são se uma garantia bancária é baseada no desempenho ou financeira.

Baseado no desempenho: se o fornecedor não for capaz de cumprir as obrigações contratuais relativas à entrega das mercadorias, por exemplo, a qualidade ou quantidade das mercadorias. O comprador pode reclamar o valor da mercadoria que lhe é devido ou conforme acordado na garantia bancária.

Garantias baseadas em finanças: Se um comprador (importador) não puder pagar ao fornecedor (exportador), o fornecedor poderá registrar uma reclamação e o banco pagará ao fornecedor.

O valor garantido e o que constitui quebra do contrato estarão estipulados na fiança bancária. O valor acordado a pagar é denominado valor garantido e sempre será a favor do beneficiário.


Usos de LCs e BGs no comércio internacional

Por que um importador iria querer um LC?

A LC tem como resultado proporcionar a confiança de que o fornecedor (exportador) enviará a mercadoria no padrão e na data exigidos pelo comprador (importador). Caso a documentação correta não seja confirmada e aceita pelos bancos e pelo comprador, o fornecedor não receberá o pagamento.


Por que um exportador iria querer uma LC?

Do ponto de vista de um exportador, proporciona confiança de que o importador tem capacidade creditícia porque o banco emissor do importador terá passado pela devida diligência para verificar a qualidade creditícia do comprador.


Por que um importador iria querer uma garantia bancária?

As Garantias Bancárias podem ser utilizadas no comércio internacional na licitação de contratos comerciais. Um importador pode solicitar uma garantia bancária ao exportador para garantir uma proposta.

Proporciona confiança ao importador porque uma garantia bancária do exportador pode ser adaptada para que, se o exportador não cumprir as obrigações contratuais da proposta, o importador possa ser reembolsado pelo banco.

Além disso, do ponto de vista do importador, o facto de um fornecedor poder constituir uma garantia bancária significa que o exportador tem uma relação com um banco e é mais confiável.


Por que um exportador iria querer uma garantia bancária?

Do ponto de vista do exportador, o pedido de garantia bancária do importador ajuda a proteger os exportadores do não pagamento e inspira confiança na transação. Isso ocorre porque o banco do importador terá realizado a devida diligência no importador antes de criar a garantia bancária, o que significa que o banco verificou a qualidade de crédito do importador.

O exportador pode solicitar uma garantia bancária ao importador. Esta garantia bancária significará que o fornecedor receberá o pagamento do banco se o comprador não puder pagar.


Quais são as diferenças críticas?

No caso de atrasos nos pagamentos, com garantias bancárias, o banco só intervirá se a parte não conseguir cumprir as obrigações do contrato antes da intervenção do banco, o que ainda pode levar a atrasos nos pagamentos. Considerando que a data de pagamento já está definida em um LC, é mais provável que o banco emissor ou banco confirmador pague em dia.

No caso das garantias bancárias, uma vez que ambas as partes podem contrair garantias bancárias, ambas estão protegidas se qualquer uma das partes não cumprir as suas obrigações contratuais.

Além disso, outra diferença distintiva entre os dois instrumentos é que as Garantias Bancárias são mais dispendiosas do que as suas contrapartidas. Isto deve-se à sua capacidade de proteger ambas as partes na transação, e também devido à Garantia Bancária que cobre uma gama mais ampla de transações de maior valor.

Resumo dos tipos

Garantias Bancárias

Garantia de lance: Neste caso, a garantia de proposta mostra que o fornecedor é solvente e que se o comprador tiver pago pelas mercadorias e o fornecedor não cumprir o contrato, o comprador pode ser reembolsado através de uma garantia.

Garantias de Desempenho: Se um fornecedor não cumprir as obrigações do contrato, o banco pode intervir e reembolsar o comprador.

Garantia de Antecipação de Pagamento: O banco pagará ao importador, caso o exportador não cumpra as obrigações contratuais, reembolsando os pagamentos efetuados pelo comprador ao fornecedor.

Garantia de Pagamento Diferido: O pagamento é feito em um determinado número de dias após um evento definido na transação, sendo a data e o evento estipulados na garantia.

Garantia de Envio: Geralmente é contratada sob uma LC. Caso o importador não tenha recebido os conhecimentos de embarque (BL) quando a mercadoria estiver no porto. O importador pode solicitar uma garantia de envio emitida pelo banco. Eles podem apresentá-lo para retirar a mercadoria do porto sem apresentar o BL. Aumentando a velocidade no porto, reduzindo custos com perda de valor de mercadorias perecíveis e taxas de sobre estadia.

Carta de Indenização (LOI): Será retirada caso os conhecimentos de embarque não tenham sido recebidos antes da chegada da mercadoria ao porto. As operadoras solicitarão LOI. Sem uma LOI, as transportadoras podem não ser cobertas pelo seu seguro de proteção e indenização (P&I). Uma LOI pode ser obtida em um banco ou seguradora. A LOI não elimina a responsabilidade das transportadoras.


Cartas de Crédito

LC de Importação: Assegura o meio de pagamento ao fornecedor através do banco emissor, sendo que o comprador só terá que efetuar o pagamento após a apresentação dos documentos previstos na LC pelo fornecedor. Você pode negociar prazos de pagamento mais longos com o fornecedor, por exemplo, usando um Usance LC.

Utilização LC: O pagamento será feito pelo banco emissor do comprador ao fornecedor em data posterior estipulada no contrato. Isso permite que o comprador tenha tempo para usar as mercadorias de forma produtiva e enviar o pagamento.

LC de exportação: O banco emissor ou o banco confirmador garantirá os pagamentos se as condições da LC forem atendidas e o exportador tiver fornecido os documentos comprovativos.

LC irrevogável: Um comprador pode cancelar ou alterar a LC, desde que ambas as partes concordem. Isto permite-lhes celebrar um novo LC se o contrato de venda ou as circunstâncias da transação mudarem. A LC também não pode ser revogada pelo banco emissor sem o consentimento do beneficiário.

LC confirmada: O fornecedor pode solicitar ao seu banco que assuma o risco de não pagamento na LC.

Assim que o banco receber os documentos necessários para atender às condições da LC, o banco enviará o dinheiro ao fornecedor. Mesmo que o comprador ou banco emissor não consiga pagar o valor estipulado na LC. Isto normalmente implica uma cobrança feita pelo banco ao fornecedor, dependendo do risco de crédito do banco emissor.

LC não confirmada: Se as condições da LC forem atendidas, o pagamento ao fornecedor é de responsabilidade do banco emissor do comprador. O risco de não pagamento é do banco emissor, que geralmente é um banco estrangeiro. Isso é mais barato que um LC confirmado.



Um agradecimento especial a Peter Sproston pelos seus comentários adicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário