LC's restritos
Uma Carta de Crédito Restrita ocorre quando o banco emissor da LC só permite que o cliente resgate a LC de um banco específico.
Qual o procedimento dos bancos beneficiários (não banco negociador) caso haja Carta de Crédito (LC) restrita?
O banco poderia solicitar ao beneficiário que apresentasse documentos ao banco negociador juntamente com instruções. Os documentos deverão então ser apresentados ao banco negociador solicitando aceitação (ou pagamento), conforme descrito no LC. Isso economizaria custos e tempo.
A razão pela qual os custos são economizados é que ambos os bancos estarão familiarizados com o processo de manuseio dos documentos um do outro.
Antes de o banco do beneficiário encaminhar os documentos através dos canais bancários, eles normalmente cobrariam taxas para realizar um serviço de exame de documentos para o beneficiário.
Esta verificação documental não é estritamente necessária.
É importante mencionar que o banco não indicado não possui nenhuma segurança ou proteção extra. Um serviço de exame de documentos poderia ser oferecido pelo banco, mas se o banco não tiver incluído tal exame, então será uma confirmação “silenciosa” e o beneficiário terá recursos limitados contra esse banco. Isto incluirá potenciais problemas, tais como desonra por parte do banco nomeado ou mesmo potencial perda de documentos quando estes são enviados pelo banco do beneficiário. Também pode ser considerado uma vantagem se os documentos forem apresentados através de um banqueiro, para que KYC e AML sejam cobertos.
O banco não nomeado não obterá proteção ao abrigo do UCP, mas se os documentos estiverem em conformidade com o crédito, deverão ser pagos na data de vencimento.
Onde podem ocorrer problemas com Cartas de Crédito Restritas?
Poderá haver dificuldades quando o banco do beneficiário não tiver acordos de autenticação #SWIFT com o banco abridor. É por isso que o banco abridor enviará a LC ao seu correspondente no país do beneficiário e restringirá a LC a esse correspondente.
Quais são os exemplos de LC's restritas?
Pode ser fornecida uma LC que restrinja a apresentação ao banco do cliente e permita-lhe confirmar. Pode indicar que a apresentação não pode ser feita em nenhum banco específico.
Uma LC pode ser restrita a um banco cujo escritório em Londres seja o sacado e também o financiador e o banco emissor. O beneficiário negociaria com o banco e não manteria a sua conta nele, o que pode dever-se ao facto de ter pretendido utilizar outro banco como banco confirmador devido à melhor tarifa que oferecia.
Outro exemplo é um cliente que aguarda uma LC de um país em desenvolvimento onde existem riscos inerentes às transações. A contraparte é de um país desenvolvido, mas o cliente não sabe por quem o LC será assessorado. Pode ser que uma ML restrita seja favorecida devido ao risco do banco emissor e do país, juntamente com a infância das redes bancárias.
Muitas vezes está fora do controlo do beneficiário saber qual o banco correspondente selecionado pelo banco emissor e por que razão o poderá restringir.
O banco pode enviar os documentos diretamente ao banco emissor da LC sem passar pelo banco negociador?
Sim. UCP600 subartigo 6a e 6d (ii) – Se o contrato primário for entre o banco emissor e o beneficiário e o banco nomeado/bancos consultores/bancos confirmadores são utilizados apenas para benefício do beneficiário. Se o beneficiário optar por renunciar aos serviços destes agentes adicionais e negociar diretamente com o banco emissor, isso continua sendo uma prerrogativa do beneficiário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário