12 de jan. de 2022

O que é tecnologia verde? Como funciona, tipos, adoção e exemplos

O que é tecnologia verde?

A tecnologia verde refere-se a um tipo de tecnologia considerada amiga do ambiente com base no seu processo de produção ou na sua cadeia de abastecimento . A tecnologia verde – uma abreviatura de “tecnologia verde” – também pode referir-se à produção de energia limpa, ao uso de combustíveis alternativos e a tecnologias que são menos prejudiciais ao meio ambiente do que os combustíveis fósseis.



Embora o mercado da tecnologia verde seja relativamente jovem, tem suscitado um interesse significativo dos investidores devido à crescente consciencialização sobre os impactos das alterações climáticas e do esgotamento dos recursos naturais.


PRINCIPAIS CONCLUSÕES
  • Tecnologia verde – ou tecnologia verde – é um termo genérico que descreve o uso da tecnologia e da ciência para reduzir os impactos humanos no ambiente natural.
  • A tecnologia verde abrange uma ampla área de pesquisa científica, incluindo energia, ciência atmosférica, agricultura, ciência dos materiais e hidrologia.
  • Muitas tecnologias verdes visam reduzir as emissões de dióxido de carbono e outros gases com efeito de estufa, a fim de prevenir as alterações climáticas.
  • A energia solar é uma das tecnologias verdes de maior sucesso e é agora mais barata de implementar do que os combustíveis fósseis em muitos países.
  • Os investidores podem apoiar a tecnologia verde comprando ações, fundos mútuos ou títulos que apoiem tecnologias amigas do ambiente.


Compreendendo a tecnologia verde

Tecnologia verde é um termo abrangente que descreve o uso da tecnologia e da ciência para criar produtos e serviços que sejam ecologicamente corretos. A tecnologia verde está relacionada à tecnologia limpa, que se refere especificamente a produtos ou serviços que melhoram o desempenho operacional e ao mesmo tempo reduzem custos, consumo de energia, desperdício ou efeitos negativos ao meio ambiente.

O objetivo da tecnologia verde é proteger o meio ambiente, reparar os danos causados ​​ao meio ambiente no passado e conservar os recursos naturais da Terra. A tecnologia verde também se tornou uma indústria florescente que atraiu enormes quantidades de capital de investimento.

O uso de tecnologia verde pode ser uma meta declarada de um segmento de negócio ou de uma empresa. Esses objetivos são normalmente delineados na declaração ambiental, de sustentabilidade e de governança (ESG) de uma empresa, ou podem até ser encontrados na declaração de missão de uma empresa. Cada vez mais, os investidores socialmente responsáveis ​​procuram restringir os seus investimentos potenciais para incluir apenas empresas que empregam ou produzem especificamente tecnologias verdes.

A Lei de Investimentos e Empregos em Infraestrutura de US$ 1,2 trilhão , sancionada pelo presidente Joe Biden em 15 de novembro de 2021, destina alocações substanciais para tecnologia verde. Estas incluem o maior investimento na transmissão de energia limpa e em infraestruturas de veículos elétricos da história, a eletrificação de milhares de autocarros escolares e de transporte público em todo o país e a criação de uma nova autoridade para construir uma rede elétrica resiliente e limpa.


História da Tecnologia Verde

Embora a tecnologia verde tenha se tornado cada vez mais popular na era moderna, elementos destas práticas empresariais têm sido utilizados desde a Revolução Industrial. A partir do início do século XIX, os cientistas começaram a observar os impactos ecológicos das instalações industriais que queimam carvão e os fabricantes procuraram reduzir as suas externalidades ambientais negativas , alterando os processos de produção para produzir menos fuligem ou resíduos de subprodutos.

Nos Estados Unidos, um dos marcos mais importantes foi a Segunda Guerra Mundial. Para reduzir o consumo e o desperdício, mais de 400 mil voluntários começaram a coletar metal, papel, borracha e outros materiais para o esforço de guerra.

Após a guerra, cientistas como Rachel Carson começaram a alertar para as consequências dos pesticidas químicos, enquanto médicos no estrangeiro relatavam doenças misteriosas associadas à radiação nuclear. Muitos apontam para esta época como a génese do movimento ecológico, que procurou preservar ecossistemas e recursos, ao mesmo tempo que aumentava a consciência sobre as consequências da tecnologia descontrolada.

Os órgãos governamentais reconheceram lentamente a importância de proteger os recursos ambientais. Os programas de reciclagem na calçada tornaram-se comuns nas décadas seguintes, aumentando a conscientização sobre o lixo doméstico. A Agência de Proteção Ambiental, criada em 1970, estabeleceu requisitos firmes sobre poluição e resíduos e estabeleceu mandatos para lavadores de carvão e outras tecnologias limpas.

Nos Estados Unidos, o primeiro grande programa de reciclagem foi lançado durante a Segunda Guerra Mundial. Quase meio milhão de voluntários colaboraram, reciclando dezenas de milhares de toneladas de resíduos para ajudar no esforço de guerra.


Tipos de tecnologia verde

A tecnologia verde é uma categoria ampla que abrange diversas formas de remediação ambiental. Embora as alterações climáticas e as emissões de carbono sejam agora consideradas entre as questões globais mais prementes, há também muitos esforços para enfrentar os riscos ambientais locais. Alguns procuram proteger ecossistemas específicos ou espécies ameaçadas. Outros procuram conservar os escassos recursos naturais, encontrando alternativas mais sustentáveis.


Energia alternativa

A fim de fornecer uma alternativa viável aos combustíveis fósseis, muitas empresas procuram desenvolver fontes alternativas de energia que não gerem carbono atmosférico. As energias solar e eólica estão agora entre as fontes de energia mais baratas, e os painéis solares são acessíveis aos proprietários de residências nos EUA em escala de consumo. Outras alternativas, como a energia geotérmica e das marés, ainda não foram implementadas em grande escala.


Veículos elétricos

Quase um terço das emissões de gases de efeito estufa dos EUA são liberadas por atividades de transporte, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental.4Muitos fabricantes estão explorando maneiras de reduzir as emissões automotivas, seja projetando motores mais eficientes em termos de combustível ou mudando para energia elétrica.

No entanto, os veículos eléctricos requerem uma série de inovações noutras esferas, tais como baterias recarregáveis ​​de alta capacidade e infra-estruturas de carregamento. Além disso, os benefícios dos veículos eléctricos são limitados pelo facto de muitas redes eléctricas ainda dependerem de combustíveis fósseis.


Agricultura sustentável

A agricultura e a pecuária têm uma pegada ambiental substancial, desde os elevados custos da utilização da terra e da água até às consequências ecológicas dos pesticidas, fertilizantes e resíduos animais. Como resultado, existem muitas oportunidades para tecnologia verde na área da agricultura. Por exemplo, as técnicas de agricultura biológica podem reduzir os danos causados ​​pela exaustão do solo, as inovações na alimentação do gado podem reduzir as emissões de metano e os substitutos da carne podem reduzir o consumo do gado.


Reciclando

A reciclagem procura conservar recursos escassos, reutilizando materiais ou encontrando substitutos sustentáveis. Embora os resíduos de plástico, vidro, papel e metal sejam as formas mais conhecidas de reciclagem, operações mais sofisticadas podem ser usadas para recuperar matérias-primas caras de lixo eletrônico ou peças de automóveis.


Captura de Carbono

A captura de carbono refere-se a um grupo de tecnologias experimentais que buscam remover e sequestrar gases de efeito estufa, seja no ponto de combustão ou na atmosfera. Esta tecnologia tem sido fortemente promovida pela indústria dos combustíveis fósseis, embora ainda não tenha correspondido a essas expectativas. A maior instalação de captura de carbono pode absorver 4.000 toneladas de dióxido de carbono por ano, uma quantidade minúscula comparada às emissões anuais.


Adoção de tecnologia verde

Embora a tecnologia verde seja uma categoria ampla e difícil de definir, alguns tipos de tecnologia verde tiveram ampla adoção. Vários países lançaram iniciativas para eliminar os plásticos descartáveis, um objetivo que exigiria investimentos consideráveis ​​em alternativas, como substitutos de papel, bioplásticos ou tecnologias de reciclagem. Singapura, por exemplo, comprometeu-se a atingir 70% de reciclagem até 2030.

A energia renovável é outra fronteira para a adopção de tecnologias verdes, sendo os combustíveis fósseis reconhecidos como um motor significativo das alterações climáticas. De acordo com a Energy Information Administration, as energias solar e eólica juntas representaram 70% da nova capacidade energética adicionada em 2021.7Em todo o mundo, o investimento global em todas as fontes de energia renováveis ​​ultrapassou os 300 mil milhões de dólares em 2020.


Considerações Especiais

Embora as tecnologias verdes tenham o objetivo comum de preservar a biodiversidade e conservar os recursos da Terra, existem poucas formas de o fazer sem afetar o ambiente de outras formas. Em alguns casos, reduzir os custos ambientais numa área significa causar impactos adversos noutra.

Por exemplo, as baterias dos veículos eléctricos dependem de lítio, um elemento que é frequentemente extraído das florestas tropicais da América do Sul. As barragens hidroelétricas têm baixas emissões de carbono, mas elevados impactos sobre o salmão e outras espécies que dependem desses cursos de água. Dispositivos de energia verde , como painéis solares e turbinas eólicas, requerem uma série de minerais raros, que só podem ser extraídos por máquinas de mineração movidas a diesel.

Isto não significa necessariamente que a tecnologia verde seja uma causa perdida, mas exige uma contabilidade cuidadosa para garantir que os benefícios superam os custos.


Qual é a forma mais barata de energia verde?

A forma mais barata de energia alternativa é a energia solar, de acordo com a Agência Internacional de Energia. No seu Relatório de Perspectivas Mundiais de 2020, a Agência concluiu que a energia solar fotovoltaica é “consistentemente mais barata do que as novas centrais eléctricas alimentadas a carvão ou gás na maioria dos países, e os projetos solares oferecem agora alguns dos custos de eletricidade mais baixos alguma vez vistos”.


Como você investe em tecnologia verde?

A forma mais fácil de investir em tecnologia verde é comprar ações de empresas que apostam fortemente em tecnologias amigas do ambiente. Os investidores podem tentar identificar ações individuais ou simplesmente investir num fundo mútuo, fundo de índice ou outro instrumento que procure refletir o mercado mais amplo de investimentos ambientais. A vantagem desta última abordagem é que o investidor obterá uma exposição diversificada à indústria da tecnologia verde, em vez da fortuna de uma única empresa.


A energia nuclear é verde?

A energia nuclear é um assunto profundamente controverso e muitos cientistas contestam os seus benefícios. Embora a energia nuclear derivada da fissão possa fornecer eletricidade fiável e barata, sem gases com efeito de estufa, também produz resíduos altamente radioativos que devem ser armazenados durante milhares de anos. Alguns ativistas argumentaram que a energia nuclear nunca poderá ser gerada com segurança, e uma série de acidentes de grande repercussão – nomeadamente em Chernobyl e Fukushima – realçaram estas preocupações. No entanto, deve também notar-se que o número combinado de mortes causadas por acidentes nucleares é muito inferior ao número anual de mortes causadas pela poluição por combustíveis fósseis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário