Sabe a diferença entre empresa comercial exportadora e trading company? No texto de hoje vamos esclarecer algumas das suas dúvidas com relação ao tema da Trading Company e Comercial Exportadora, por isso, fique com a gente até o fim deste artigo.
O que você verá hoje sobre comercial exportadora e trading company?
- O que é comercial exportadora;
- O que é trading company;
- Quais as diferenças entre empresa comercial exportadora e trading company?
- Vantagens e desvantagens de cada uma.
As Empresas Comerciais Exportadoras (ECE) e as Trading Companies (TC) são especializadas em operações de exportação de produtos para diversos mercados, propiciando oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas brasileiras, uma vez que dispõem de canais de distribuição e de relacionamento com clientes no exterior.
O que é Trading Company
As Trading Companies são empresas que visam a facilitação do processo de importação e exportação de mercadorias entre negociantes em países distintos. Dentre seus principais diferenciais, destaca-se a maior segurança ao fazer a negociação, pois a trading irá executar uma análise minuciosa do fornecedor ou comprador, diminuindo grandemente a chance do comércio com empresas desonestas ou o recebimento da carga com qualidade inferior ao acordado.
Em resumo, pode se definir a função da Trading Company como um intermediário entre compradores e vendedores que se encontram em países diferentes, buscando sempre pela agilidade do processo.
Quais as diferenças entre empresa Comercial Exportadora e Trading Company?
Como podemos observar, a legislação brasileira prevê a existência de dois tipos de empresas comerciais exportadoras. A diferença entre elas está em possuir ou não o Certificado de Registro Especial.
Para receber o certificado, a comercial exportadora precisa, entre outras exigências, ser uma Sociedade anônima e ser constituída por um capital social mínimo. Já as demais ECEs (empresas comercial exportadora), são regidas pelo Código Civil Brasileiro e, para realizar transações com o estrangeiro, devem estar habilitadas na Receita Federal.
Vantagens da Empresa Comercial Exportadora
- É formada em conformidade com as regras de qualquer empresa comercial;
- Não é preciso possuir capital mínimo para ser criada;
- Pode ser criada como S/A ou sociedade limitada;
- É intermediadora de exportações indiretas;
- Realiza operações nos mercados internos e externos (como importadora ou exportadora);
- Aproveitar benefícios fiscais para exportação de Possui interesse em atender pequenas e médias empresas;
- Tem experiência e conhecimento do mercado externo, conhecimento de clientes estrangeiros e consegue assessorar seus clientes a se inserir internacionalmente.
Desvantagens da Empresa Comercial Exportadora
- Normalmente atua em dimensão bem menor do que uma trading company;
- O reconhecimento internacional é menor;
- Possui responsabilidade por todos os riscos que envolvem a transação de mercadorias com o exterior.
Vantagens da Trading Company:
- Dá mais segurança e seriedade por ser constituída sob uma sociedade anônima (S/A);
- Tem características de empresa de porte médio para grande, o que também dá mais segurança para transações comerciais;
- Aproveitar benefícios fiscais para exportação de mercadorias;
- Tem capacidade financeira para realizar operações de altíssimo valor;
- É intermediadora de exportações indiretas;
- Tem capacidade de financiamento e de industrialização;
- Tem experiência e conhecimento do mercado externo, conhecimento de clientes estrangeiros e consegue assessorar seus clientes a se inserir internacionalmente.
Desvantagens da Trading Company
- Precisa de capital mínimo para ser constituída;
- Possui responsabilidade por todos os riscos que envolvem a transação de mercadorias com o exterior;
- Precisa do registro especial para comercializar com o exterior.
Trading Importação: o que é?
"Trading" ou "trading company" refere-se a uma empresa que atua como intermediária no processo de importação e exportação. Uma empresa de trading importação desempenha um papel fundamental ao facilitar o comércio entre diferentes países, conectando compradores e vendedores e ajudando na logística e na documentação necessárias para o transporte de mercadorias.
As empresas de trading importação geralmente não produzem os produtos que estão sendo negociados, mas compram e vendem bens de outros fabricantes. Elas podem atuar como intermediárias em diversas etapas do processo, desde a compra de mercadorias até a entrega ao cliente final.
Agora que você já sabe o que faz uma Trading Company, vamos relembrar o que é logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
👉 A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário