O que é Financiamento de Contas a Receber?
Uma conta a receber é qualquer entrada de dinheiro ou algo de valor tangível que seja devido a uma empresa no futuro. Às vezes é chamada de fatura, pois é a promessa de financiamento futuro para uma empresa. O financiamento de contas a receber é essencialmente o processo de levantar dinheiro contra as dívidas do seu livro, portanto, um produto de financiamento de ativos, em vez de 'empréstimo'. O financiamento de contas a receber exige que as empresas tenham contas a receber ou dívidas contábeis. Como os fundos não serão pagos imediatamente, este tipo de financiamento pode ajudar a desbloquear fundos.
Como as empresas gerenciam as contas a receber?
As contas a receber ou entradas futuras de fundos são geralmente administradas dependendo dos fluxos de caixa da empresa e dos ciclos de financiamento. A administração da empresa vai olhar o capital de giro da empresa e o mais importante o tempo de recebimento em relação aos recebíveis. No caso de a conta a receber ter um prazo longo e os fluxos de caixa serem fracos, a empresa pode procurar financiamento de contas a receber.
Como funciona o financiamento de contas a receber?
A forma como o financiamento de contas a receber geralmente funciona é que haverá condições de crédito fornecidas ao comprador final.
Um exemplo disso poderia ser uma fatura enviada e pagável em 30, 60 ou 90 dias. Com base nisso; uma opção de financiamento de fatura ou contas a receber pode ser usada. O financiador normalmente pagará entre 70-95% do valor nominal da fatura ao cliente e a conta a receber ou fatura será atribuída ao financiador. O desconto do crédito ou da fatura poderá ser feito de forma confidencial ou não confidencial. A diferença entre financiamento confidencial e não confidencial é que o comprador saberá ou não que um financiador está sendo utilizado. A diferença geralmente é que será usada ou aberta uma conta dedicada para o pagamento do valor a receber e também pode estar em nome do mutuário, mas será cobrada em favor do financiador.
O financiamento confidencial de contas a receber pode ser usado se o mutuário não quiser que o cliente saiba que está usando um credor. A razão para isto pode ser o facto de não quererem ser vistos como uma empresa financeiramente mais fraca; pois estão divulgando que possuem um recurso financeiro. Também pode ser porque o comprador final não consegue concordar com uma cessão da conta a receber devido a motivos políticos.
No caso de uma fatura ser paga em 30 dias e um financiador fornecer financiamento contra 80% da fatura ao mutuário; então, o comprador final reconhecerá uma cessão sobre essa fatura ou conta a receber. Isto é para que o destinatário dos fundos, quando pagos, seja o financiador.
Falamos de conta a receber como sendo a conta onde são pagos os fundos do comprador final, quando uma conta a receber ou fatura é financiada. Conforme mencionado acima, o nome do financiador pode ser divulgado ou não divulgado.
Financiamento de contas a receber: processo passo a passo
- A fatura é enviada pela empresa, com pagamento em 30 a 90 dias;
- A linha de financiamento de fatura ou contas a receber pode ser aberta para essa empresa;
- O financiador poderá pagar entre 70-95% do valor da fatura e a propriedade da fatura será transferida para o financiador;
- Dependendo se o desconto do recebível é feito de forma confidencial ou não confidencial, uma vez feito o pagamento final, o financiador libera o dinheiro restante para a empresa menos taxas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário