O que é garantia?
A fiança é uma forma de garantia emitida por um terceiro para pagar o prejuízo direto sofrido por uma das partes num contrato se a outra parte desse contrato violar as suas obrigações contratuais ou legais. A organização ou pessoa que assume esta função como terceiro também pode ser chamada de fiança. Por meio da fiança, o risco de inadimplência do contratante é transferido dos contratantes para um terceiro.
Isso porque o terceiro assume a responsabilidade de pagar a dívida caso o contrato que a fiança garante seja descumprido. Normalmente, isto ocorre quando a parte contratante responsável por estas obrigações se torna insolvente e, portanto, incapaz de efetuar pagamentos. Em empreendimentos comerciais internacionais, as fianças são uma forma vital de dar aos potenciais investidores a confiança de que os investimentos em contratos com empresas sediadas no comércio internacional e em jurisdições legais são recuperáveis em caso de insolvência.
Garantia – Definição
Uma fiança é um contrato juridicamente vinculativo celebrado por três partes distintas. Em primeiro lugar, a parte obrigada é uma parte num contrato bilateral que não tem a certeza de que a sua parte oposta no contrato cumprirá integralmente os seus termos. Nas transações comerciais internacionais, a parte obrigada é geralmente um importador que pretende importar mercadorias de um fornecedor baseado numa jurisdição legal ou comercial estrangeira. Esse fornecedor, denominado principal , é a segunda parte no contrato.
As transações com fornecedores internacionais podem criar riscos significativos. Por exemplo, se um fornecedor numa jurisdição estrangeira entrar em insolvência, muitos governos implementam proteções legais para garantir que as empresas reembolsam as suas dívidas aos cidadãos do país fornecedor antes de reembolsarem quaisquer dívidas a investidores estrangeiros. Para mitigar este risco, uma parte obrigada pode exigir que o principal de um contrato apresente uma fiança para reduzir este risco.
Como terceiro no contrato, o fiador forneceria uma caução que assume o risco de o principal não cumprir o seu contrato com a parte obrigada. Se o principal não cumprir os termos do contrato, a parte obrigada poderá então reivindicar esse título para recuperar quaisquer perdas incorridas. Se a reclamação for julgada procedente, o fiador pagará o valor da caução ao obrigado em reparação da falha e recuperará o valor do principal.
Fiança vs Garantia vs Seguro
Uma fiança é semelhante a uma garantia; é fornecido por um terceiro para mitigar o risco de quebra de contrato por duas partes contratantes. No entanto, as fianças são produtos financeiros específicos que tratam da violação de um contrato (como a sua rescisão imediata por insolvência). No contrato, as garantias assumem diversas formas, a fim de mitigar os diferentes riscos financeiros criados pelos contratos, como o atraso no cumprimento ou a falta de cumprimento em campo de um contrato que foi aceito.
Além disso, uma fiança tem várias diferenças importantes em relação a uma apólice de seguro. Primeiro, é prestada uma fiança em “condições de recurso”; se a fiança tiver que pagar à parte obrigada por uma violação do contrato cometida pelo principal, ela tem o direito de exigir do principal o reembolso do valor pago. Isto significa que a parte obrigada não tem de despender tempo e recursos para recuperar o montante devido, mas o princípio permanece responsável pela dívida enquanto a fiança a recupera. Em contraste, as apólices de seguro concordam em pagar aos seus proprietários uma taxa fixa no caso de um sinistro bem-sucedido, sem qualquer responsabilidade financeira adicional. Em segundo lugar, as taxas associadas às fianças são taxas cobradas pelos serviços prestados pela fiança (nomeadamente, o seu apoio financeiro substancial). Isto contrasta com os prémios de seguro.
História
Os Estados Unidos exigem que os projetos de construção federais sejam sustentados por uma fiança desde 1894.
Exemplo de como funcionam as Fianças
- Squeaky Clean Inc é um atacadista de produtos de limpeza com sede no Reino Unido que importa de vários países do Sudeste Asiático.
- A Squeaky Clean Inc é abordada por uma grande rede de supermercados do Reino Unido. A rede quer que a Squeaky Clean Inc lhes venda uma quantidade extremamente grande de produtos de limpeza para cumprir um contrato nacional – muito maior do que o estoque regular da Squeaky Clean.
- A Squeaky Clean Inc consegue encontrar um fornecedor na Indonésia, a Best Bleach Co, que pode atender o pedido e aceitar o contrato do supermercado.
- No entanto, a Best Bleach Co exige um grande pagamento adiantado para o pedido, e o supermercado solicita que a Squeaky Clean Inc assine um seguro de garantia, tornando-os responsáveis por penalidades financeiras caso não lhes forneçam os produtos.
- Isto expõe a Squeaky Clean Inc a um grande risco financeiro se a Best Bleach Co entrar em incumprimento e não reembolsar o seu pré-pagamento ou fornecer os bens adquiridos, uma vez que a lei de insolvência da Indonésia estabelece que a Best Bleach Co deve cumprir todos os seus contratos com empresas indonésias antes de reembolsar os internacionais.
- Para mitigar este risco, a Squeaky Clean Inc organiza uma fiança com a TFG para que, se a Best Bleach Co entrar em insolvência, a Squeaky Clean possa ser imediatamente reembolsada pelo custo do contrato e pela sua garantia de desempenho com o seu fornecedor de supermercado.
- Infelizmente, a Best Bleach Co entra em insolvência e não consegue cumprir o contrato. A Squeaky Clean Inc entra com uma ação contra sua fiança pelo valor da fiança e recebe indenizações da TFG pelas perdas financeiras incorridas. Isso permite que a Squeaky Clean Inc reembolse a rede de supermercados pelo empreendimento fracassado.
- A TFG assume a responsabilidade da Best Bleach Co e processa-a pelo valor do pagamento através do sistema jurídico indonésio.
Vantagens e desvantagens de uma fiança
- Fornece segurança para empresas que celebram contratos com entidades internacionais;
- Pode atrair investimentos adicionais de investidores com a garantia de que seu dinheiro está garantido pela fiança;
- Custos reduzidos de empréstimos no financiamento comercial;
- A flexibilidade de taxas, prazos e valores de fiança;
- Reconhecimento internacional de importadores e exportadores;
- Âmbito claro e limitado no caso de um risco financeiro específico se concretizar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário