Como apresentar Contas a Receber
Ao comunicar-se com credores, administração, acionistas, investidores ou qualquer outro tipo de parte interessada na empresa, é melhor ter uma estrutura detalhada e claramente definida no que diz respeito a todos os aspectos da empresa, incluindo contas a receber.
Embora um simples cálculo cumulativo de contas a receber indique o rendimento e o fluxo de caixa projetado da empresa e possa ser apresentado desta forma até certo ponto, as contas devem ser detalhadas e estruturadas de forma a apresentá-las da melhor forma.
Mesmo que tais detalhes possam indicar um problema de cobrança ou sazonalidade, o facto de serem conhecidos por si só é benéfico aos olhos das partes interessadas e da gestão.
Apresentando como ativos
A forma mais comum de apresentar as contas a receber é como ativos, o que realmente são. Ter uma conta e uma estrutura detalhadas mostrará claramente tanto a receita atual quanto o fluxo de caixa da empresa, bem como o crescimento previsto e a sazonalidade das vendas e contratos.
Embora tal apresentação não seja tão detalhada, ela não retrata o valor completo da empresa, principalmente quando apresentada com outros ativos.
Apresentando como indicadores
Para os stakeholders, um tipo de apresentação muito mais importante quando se trata de contas a receber é para os seis tipos de KPI que são diretamente afetados por elas.
Como indicadores, as contas a receber não são apresentadas apenas como estruturas singulares, mas também em relação aos passivos e oportunidades que estão diretamente relacionados com elas. Desta forma, podem não só mostrar detalhadamente a saúde atual da empresa e o crescimento projetado, mas também retratar o nível de otimização proporcionado pela gestão e contabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário