10 de out. de 2017

Diferentes maneiras de usar contas a receber


Usando contas a receber como ativos

Uma vez analisadas, as contas a receber podem ser utilizadas como ativos da mesma forma que o fariam os estoques ou os fundos liquidados. Mas, como não são realizados, não podem ser utilizados como moeda de garantia para cobrir contas a pagar vencidas antes das contas a receber.

Mas o que é possível é usar os ativos como garantia para empréstimos. Como esses empréstimos são considerados garantidos por ativos, o custo e os juros desses instrumentos financeiros serão menores do que os de um empréstimo normal de fluxo de caixa.

Além disso, a utilização ideal de tais ativos pode melhorar os parâmetros de KPI da empresa. Isto não só reduziria ainda mais o custo dos empréstimos e aumentaria a saúde da empresa, mas também aumentaria a confiança dos acionistas e de possíveis investidores.


Usando contas a receber como garantia

Existem duas maneiras de utilizar contas a receber como garantia com seu banco ou outro tipo de provedor de linha de crédito. Dependendo das necessidades da empresa, tanto o equilíbrio simples como a estrutura detalhada podem ser preferíveis.

Para empresas mais pequenas que têm contas a receber bastante homogéneas, pode ser mais fácil equilibrar todas as contas, uma vez que estão com valores nominais de activos e sem investigação adicional. Como tal, podem ser apresentados ao mutuante como garantia e fiança de qualquer empréstimo contraído pela empresa.

A desvantagem disto é que os riscos e o valor do activo serão determinados pelo mutuante e a incerteza do valor devido a empréstimos duvidosos pode resultar numa oferta menor do que seria se as contas fossem detalhadas. Isso pode significar uma taxa de juros mais elevada ou apenas uma fração do valor da conta recebida aceita como garantia.

Caso contrário, é possível criar uma estrutura detalhada das contas a receber e utilizá-las como tal. Como essas estruturas podem ser separadas e utilizadas fracionadamente, elas podem ser muito mais econômicas para empresas que desejam otimizar seus negócios.


Utilizando Fluxo de Caixa

Embora as contas a receber sejam ativos circulantes, elas representam fluxo de caixa futuro. Podem ser utilizados, pelo menos em parte, para conciliar contas a pagar para reduzir o estresse das despesas sobre a liquidez da empresa.

Devido a essa possibilidade, é benéfico para qualquer empresa permitir que clientes ou clientes se tornem titulares de contas a receber sem quaisquer restrições quando se trata de liquidez ou risco.

Porém, é necessário não confiar muito neste método, pois o crédito duvidoso pode formar um efeito cascata e prejudicar a capacidade da empresa de saldar as contas a pagar.


Empréstimo parcelado em contas a receber

Embora só seja possível formar uma linha conservadora ao determinar uma parte das contas a receber a ser utilizada como garantia de um empréstimo, este aspecto do ativo também é propenso a optimização.

Ou seja, se as contas forem estruturadas naquelas com maior e menor risco, é possível alavancar diferentes conjuntos de contas em graus variados.

As contas a receber seguras podem ser aproveitadas em alto grau, sendo 75% confortável para a maioria das pequenas e médias empresas. Mesmo com o risco incluído, tal liquidação não deve colocar em risco uma empresa que de outra forma seria saudável.

As contas a receber inferiores precisariam ser alavancadas como um índice significativamente mais baixo e não deveriam ultrapassar 25% para pequenas e médias empresas.

Finalmente, deve-se evitar que contas duvidosas sejam utilizadas como garantia, mas podem ser resumidas e oferecidas como um pacote a terceiros negociantes de derivativos financeiros. Tal solução pode trazer menos liquidez à empresa, mas sem o risco de aumento do rácio dívida/capital próprio.


Usando como garantia de empréstimo

Contas a receber de alta qualidade, especialmente se confirmadas repetidamente através da sazonalidade, podem ser utilizadas sem serem colocadas diretamente como garantia a um credor ou banco. Em vez disso, podem ser usados ​​como um indicador da capacidade da empresa de pagar qualquer dívida e com prazo conhecido.

O risco de as faturas se tornarem contas de cobrança duvidosa é responsabilidade da empresa, o que significa que a maioria dos bancos e instituições financeiras oferecerá uma melhor taxa de juros sobre a dívida do que com outras utilizações de contas a receber.

Embora o montante global do risco assumido pela empresa aumente desta forma, o custo mais baixo do empréstimo pode compensar enormemente tal decisão se as contas forem devidamente estruturadas e optimizadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário