As soluções de desconto de contas a receber tendem a se concentrar na redução do ciclo de conversão de caixa do vendedor, em vez de abranger aspectos de gestão e cobrança de dívidas.
O grau de divulgação ao devedor neste tipo de facilidade varia, desde a divulgação completa até à não divulgação, dependendo do nível de conforto que o comprador tem dos valores a receber relativamente à natureza e posição do vendedor. Na maioria dos casos, quanto maior for o controle que a entidade financiadora/compradora dos recebíveis conseguir ter sobre o processo, melhores serão as condições de desconto oferecidas.
Uma facilidade de desconto de valores a receber sem divulgação ao devedor concederá ao vendedor dos valores a receber total confidencialidade e, portanto, evitará riscos para a reputação. A maioria dos descontos de contas a receber ocorre sem recurso ao vendedor, de modo a garantir o desreconhecimento das contas a receber do balanço do vendedor (a chamada “venda real”), mas o recurso é normalmente retido para disputas comerciais, por exemplo, quando o comprador se recusa a pagar porque o bens ou serviços estão com defeito. Leia mais sobre desconto em faturas AQUI .
Nenhum comentário:
Postar um comentário