10 de out. de 2017

O que é factoring?

As soluções de factoring oferecem ao vendedor de uma conta a receber um serviço mais amplo do que apenas o adiantamento de fundos para encurtar o seu ciclo de conversão de caixa, uma vez que a entidade que compra a conta a receber também normalmente assumirá a responsabilidade de cobrar a dívida.


O factoring pode assumir diversas formas. Por exemplo, um factor pode concordar, sujeito a limites, em comprar a totalidade dos recebíveis de um vendedor. Isso é conhecido como factoring de giro total. Por outro lado, um fator pode selecionar quais faturas deseja comprar. Pode ser com ou sem recurso ao vendedor e pode ou não ser notificado ao comprador ou devedor.

A grande maioria do factoring é nacional e as faturas individuais são muitas vezes de baixo valor. O factoring transfronteiriço é possível usando o sistema de dois fatores. Um fator está no país do comprador (conhecido como 'Fator de Importação') e o outro no país do vendedor (conhecido como 'Fator de Exportação'). Os dois Fatores estabelecem uma relação contratual ou correspondente de atendimento ao comprador e ao vendedor respectivamente, sob a qual o Fator de Importação, em vigor, garante o recebimento de recursos do importador e remete o pagamento ao Fator de Exportação. Normalmente, os dois fatores utilizam uma estrutura estabelecida, como as Regras Gerais para Factoring Internacional (GRIF), fornecidas pela FCI. Leia mais sobre factoring AQUI 



Nenhum comentário:

Postar um comentário