11 de nov. de 2017

Introdução aos Títulos

O que é um título?

Um título é uma forma de garantia fornecida por um banco a uma parte envolvida em uma transação comercial internacional. Os títulos garantem que, se houver falha por parte de uma das partes no cumprimento dos termos de um contrato (por exemplo, ao deixar de fornecer os bens ou serviços adquiridos sob seus termos), a parte detentora do título pode “resgatar” seu título e receber recursos financeiros. indenização do banco.


Vínculo – Definição

As obrigações comerciais são um mecanismo de financiamento comercial globalmente aceite que ajudam a reduzir drasticamente os riscos do comércio internacional. Em particular, as obrigações são frequentemente utilizadas pelos exportadores para garantir as suas atividades comerciais quando trabalham com parceiros comerciais no estrangeiro. Para garantir a transação detalhada no contrato de exportação das partes, os financiadores comerciais emitirão um título em nome do exportador ao seu comprador internacional ou, quando apropriado, uma contragarantia a um banco no país do comprador. Caso o contrato não seja cumprido com os padrões detalhados em seus termos, o comprador poderá resgatar o título e receber a indenização.




Produtos Bond

Embora os seus nomes variem, as obrigações são geralmente utilizadas em quatro situações comerciais para garantir o desempenho de uma parte numa transação de acordo com os termos do contrato que a sustenta.

Primeiro, as garantias de licitação podem ser utilizadas em processos de licitação para garantir aos importadores que qualquer licitante aceitará o contrato para o qual está concorrendo se o importador o adjudicar a eles. Estas obrigações reflectem normalmente 2-5% do valor do contrato objecto de concurso; se o contrato não for celebrado, o banco que fornece a caução compensará o importador no valor da caução e recuperará o valor do exportador. Isto assegura aos importadores que todos os exportadores que concorrem a uma obra estão genuinamente interessados ​​em assumir a obra ao preço que oferecem, e protege-os de qualquer perda caso não o façam.

Em segundo lugar, as obrigações podem ser utilizadas para garantir a qualidade dos produtos  adquiridos sob contrato. Chamados de títulos de desempenho , estes títulos impõem penalidades de uma percentagem determinada do preço total do contrato (muitas vezes em torno de 10%) aos exportadores que não exportam a quantidade ou qualidade certa dos bens adquiridos por um importador. No entanto, estes títulos são garantias financeiras nos termos negociados; embora forneçam ao importador um nível de financiamento do exportador, não garantem que o banco cumprirá o contrato (por exemplo, localizando um fornecedor alternativo) se o exportador não o fizer.

Terceiro, os importadores são frequentemente solicitados a fornecer um pagamento adiantado aos exportadores antes da conclusão de um contrato para garantir a posição financeira dos exportadores ou para fornecer fluxo de caixa para a empresa cumprir o pedido. Nesse caso, uma garantia de pagamento antecipado pode proteger os importadores, comprometendo-se a que o exportador reembolsará qualquer pagamento adiantado feito pelo importador no caso de o produto não ser entregue nos termos do contrato. Em vez de uma percentagem, o valor destes títulos é normalmente acordado antecipadamente e pago imediatamente a pedido, se solicitado.

Finalmente, uma vez concluída uma transacção, os importadores por vezes desejam reter o pagamento integral do montante contratado durante um determinado período de tempo. Muitas vezes, são exigidos quando um exportador vende algum maquinário a um importador, seja para fornecer um período de garantia para garantir a eficácia dos bens adquiridos, ou para garantir que o exportador cumpra a promessa de manter ou reparar o bem por um período acordado. Nesse caso, títulos de garantia ou títulos de manutenção podem garantir essas obrigações.


Exemplo de como funcionam os títulos
  1. Funtime Traders é um comerciante atacadista de brinquedos que importa brinquedos e jogos para o Reino Unido de várias empresas fabricantes do Leste Asiático. Eles então administram dois negócios; seu negócio atacadista diário negociando com pequenos vendedores independentes de brinquedos e grandes contratos únicos com grandes varejistas.
  2. Um grande cliente varejista do Reino Unido aborda a Funtime Traders com um pedido de um grande pedido único de ursinhos de pelúcia a um preço fixo. Eles querem que os ursinhos de pelúcia sejam entregues ao distribuidor até 1º de dezembro, para que possam estar nas lojas na segunda semana de dezembro, como parte de uma grande promoção pré-natalina de brinquedos e jogos. Os Funtime Traders concordam em tentar obter o produto.
  3. A Funtime Traders negocia com um fornecedor existente na China para que a quantidade necessária de ursinhos de pelúcia seja fabricada e enviada até 1º de outubro, para permitir seis semanas para que as mercadorias sejam enviadas da China e duas semanas de contingência para quaisquer problemas com clientes ou transporte de carga no Reino Unido .
  4. Devido ao risco financeiro e de reputação para os Funtime Traders, se as mercadorias não forem enviadas no prazo, eles negociam um seguro de desempenho entre eles e a TFG. Em caso de atraso, a TFG concorda em aplicar uma penalidade financeira de 10% do valor do contrato ao fornecedor chinês por cada 3 dias em que a mercadoria estiver com o prazo de envio vencido e pagar o valor à TFG.
  5. Assegurada pela existência do vínculo, a grande varejista escolhe a Funtime Traders como fornecedora do negócio.
  6. Os ursinhos de pelúcia são produzidos e enviados para o Reino Unido até 1º de outubro, portanto, uma carta de crédito é estendida ao fornecedor que paga pelos ursinhos de pelúcia.
  7. Quando os ursinhos de pelúcia chegam ao Reino Unido, sua qualidade é confirmada, os pagamentos são trocados, o contrato é cumprido e o título expira.


Vantagens e desvantagens dos títulos

Títulos:
  • São um formato internacional claro usado por importadores e exportadores em todo o mundo
  • São adaptados ao valor e risco específicos que um determinado contrato representa para o comprador (ou seja, com limites percentuais personalizados previamente acordados)
  • Proteger os exportadores contra perdas de financiamento em contratos devido a decisões tomadas pelo comprador
  • Pode reduzir o custo do financiamento comercial, proporcionando segurança aos investidores
  • Ter extensões de tempo prolongadas para cobrir a transação imediata e os termos continuados de qualquer contrato comercial (por exemplo, uma garantia)




Nenhum comentário:

Postar um comentário